"Cancioneiro de Lamego" apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras de autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco escolhido para a apresentação pública do livro manuscrito (dos séculos XVII e XVIII) recentemente identificado “Cancioneiro de Lamego”, com cerca de 800 páginas, organizado por Luís Rebello de Carvalho Albergaria. Após esta apresentação, foi aberto um debate, bastante enriquecedor e animado, sobre este tema, moderado por Aurora Simões de Matos, fundadora da Tertúlia Artes e Letras de Lamego.
Adquirido recentemente por José Pessoa, historiador e técnico de fotografia e radiografia para a conservação de obras de arte, o livro “Cancioneiro de Lamego” vai agora ser objeto de uma “análise profunda” a cargo de Isabel Almeida, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. “Nunca venderei, nem terei quaisquer proveitos monetários, nem para já doarei ou depositarei a obra em questão, sendo o seu futuro provavelmente decidido por testamento. Considero meu dever proporcionar o imediato estudo e logo que possível, assegurar a sua publicação, para usufruto de investigadores e leitores”, afirmou José Pessoa. Em concreto, sabe-se que esta obra “nasceu aqui e é memória de Lamego, que é muito importante uma leitura comparativa com algumas obras similares, que a sua dimensão é invulgar e que abraça um conteúdo patriótico nas referências elogiosas à nova Monarquia Lusitana e a D. João IV, talvez ainda durante a guerra com Espanha, na defesa da nossa independência”, explica.
“O assunto que aqui nos traz é um daqueles que pode acrescentar de forma indelével mais uma joia, uma pérola à cultura de Lamego, enquanto comunidade, mas, posso perceber, também à própria Literatura Portuguesa. Ora, isso transforma este encontro de amigos que gostam de literatura num momento de excecionalidade”, sublinhou a vereadora Ana Catarina Rocha, na intervenção de abertura desta sessão.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
4
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe

Artigos relacionados

Câmara Municipal de Mangualde
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
tondela
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu