O médio Yaya Sithole, do Tondela, da II Liga portuguesa, integra a lista de convocados da África do Sul para a participação na Taça da Nações Africanas de futebol (CAN2023), anunciou hoje a federação local.
O jogador do Tondela, de 24 anos, integra as escolhas do selecionador sul-africano, o belga Hugo Broos, numa lista em que Lyle Foster, a grande ‘estrela’ dos ‘bafana bafana’, ficou ausente.
Sithole esta a cumprir a primeira temporada no emblema da II Liga, depois de ter passado várias temporadas no Belenenses SAD, entretanto extinta.
O médio defensivo chegou a Portugal para integrar as camadas jovens do Sporting e teve ainda uma passagem pelo Vitória de Setúbal.
A grande ausência da equipa de África do Sul para a CAN2023, que vai decorrer na Costa do Marfim, será o avançado Lyle Foster, que ficou afastado por intervenção do seu clube, o Burnley, de Inglaterra.
O jogador de 23 anos esteve dois meses afastado da competição e da Liga inglesa por causa de problemas psicológicos.
Foster teve uma breve passagem, sem sucesso, pelo Vitória de Guimarães em 2020/21.
A CAN2023, adiada para 2024 devido a questões burocráticas e atmosféricas, vai decorrer de 13 de janeiro a 11 de fevereiro, na Costa do Marfim.