Caminhada contra a mineração na Beira Serra

O Movimento ContraMineração Beira Serra, a Greve Climática Estudantil da Guarda e a Associação Guardiões da Serra da Estrela organizam, no dia 21 de agosto, sábado, às 9H30, uma caminhada na zona da Mina de Gonçalo-Guarda, com ponto de encontro na Escola de Gonçalo/ Rua Primeiro de Dezembro.

Esta caminhada inscreve-se no protesto contra o Plano de Fomento Mineiro que colocou 4788km2 da região Beira Serra sob pedidos privados de prospeção e pesquisa, num total de 15 zonas abrangendo 34 concelhos, bem como 3 zonas (Guarda-Mangualde, Argemela e Massueime) com uma área de 1536km2 destinadas a concurso público internacional promovido pelo Governo português, e ainda 1 zona já em vias de exploração a céu aberto, também na Argemela, com 403,71ha.

Este plano, que abrange outras áreas rurais do Interior do país, é um atentado aos direitos fundamentais plasmados na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente à liberdade, qualidade de vida, saúde das populações e ao Ambiente, e compromete severamente o percurso de desenvolvimento sustentável destas regiões desenvolvido nas últimas décadas, alicerçado na qualidade de vida, do ambiente e dos produtos endógenos, na agricultura e no turismo.

Qualquer método de mineração implica consumos elevadíssimos de água, insustentáveis numa região sistematicamente em seca severa ou extrema. Concomitantemente, e face à diversidade de recursos minerais que se pretendem extrair, a água utilizada torna-se um efluente contaminado por metais pesados e ácido, cujo tratamento origina lamas tóxicas que deixam impactes negativos permanentes. Efluentes, lamas e resíduos inertes, armazenados em bacias de retenção, têm originado inúmeros acidentes gravíssimos (dos quais Brumadinho, no Brasil, está ainda seguramente na memória), depositando metais pesados e outros poluentes para as linhas de água envolventes, tornando-as impróprias para uso humano. A mineração origina ainda poeiras que se depositam nas áreas envolventes, causando problemas respiratórios nas populações e animais e perturbando o crescimento vegetal o que, em zonas uraníferas como na área da Beira Serra, comporta um risco acrescido por serem poeiras radioativas.

A forma de mineração a céu aberto proposta pelo Governo neste plano de fomento mineiro tem consequências adicionais graves, uma vez que causa a disrupção de todos os lençóis freáticos até à cota de exploração, expõe as pendentes à lixiviação de sulfuretos originando lixiviados ácidos altamente contaminantes dos solos e linhas de água envolventes e mutila de forma irreversível a paisagem que na nossa região é matéria-prima fundamental para o turismo sustentável e de Natureza, e também para a efectiva fixação de população.

Contrariamente ao que o Governo e as empresas pretendem fazer crer, este “progresso” não é desenvolvimento, pois na verdade gerará poucos postos de trabalho localmente (todos eles precários), e num horizonte temporal de laboração de entre 10 a 20 anos, após o qual já terá destruído o tecido de micro e pequenas empresas que se desenvolveu nas últimas décadas, já terá aumentado a desertificação populacional e a seca e a poluição serão críticas. Os que nos procuram pelas nossas paisagens, sossego e produtos endógenos de alta qualidade, não virão fazer “turismo geológico-mineiro em actividade” e muito menos fixar-se por tal – ao contrário do que prometem as melhores fantasias governamentais e as empresas de mineração.

As populações, que não foram nem consultadas nem ouvidas em todo este processo, têm o direito de rejeitar estes projectos na medida em que se trata da concessão de recursos públicos de um Estado constituído por todos os portugueses e, se contarem com o apoio dos seus autarcas, juntos poderão construir um futuro saudável, sustentável e próspero para o Interior rural que seja verdadeiro desenvolvimento e continue a atrair visitantes e população.

Pel’A organização da caminhada,

Renata Nunes de Almeida, Movimento ContraMineração Beira Serra

Com Rafaela Aleixo, Greve Climática Estudantil da Guarda e
Maria do Carmo Mendes, Guardiões da Serra da Estrela

 

Foto :Gonçalo, Guarda, Guarda, Portugal (mindat.org)

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia