Câmara Municipal de Tondela com saldo de gerência superior a 9 milhões de euros em 2018

1523

A Câmara Municipal de Tondela aprovou hoje, dia 23 de abril, as contas relativas a 2018, ano que o Município encerrou com um saldo de gerência de 9.116.114, 60 euros.

As contas foram aprovadas durante a reunião do executivo que decorreu ao longo da manhã, contando com cinco votos a favor (PSD) e dois votos contra dos vereadores da oposição (PS).

“Os indicadores financeiros expressos nos documentos da conta de gerência atestam a sustentabilidade financeira do Município de Tondela, num quadro de rigor, responsabilidade e transparência”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

Ao longo da sua intervenção, José António Jesus reconheceu que é seu desejo que “o grau de execução de algumas obras seja acelerado”, no entanto, “esse indicador  foi secundarizado em 2018, face à emergência da necessidade de recuperação no pós incêndios, cuja tragédia foi bem conhecida”.

Sobre o endividamento a médio e longo prazo, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, explicou que baixou em quase 800 mil euros, passando dos 5,1 milhões de euros em 2017 para os 4,4 milhões de euros a 31 de dezembro de 2018.

“Já o disse e repito que, no final deste ciclo, o endividamento será menor que no início do ciclo. O município tem uma margem de 4 milhões de euros por utilizar e quem dera a muitas autarquias, à nossa escala, terem este indicador”, sustentou.

O grau de execução orçamental da despesa é de 62,5%, enquanto que o grau de execução orçamental da receita é de 87,08%.

Já em relação ao prazo médio de pagamentos da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus informou que ronda os 15 dias.

A reunião serviu ainda para aprovar, por maioria, a segunda revisão ao orçamento e grandes opções de plano de 2019.