Câmara de Viseu vai investir 900 mil euros no Bairro de Santa Rita

A Câmara de Viseu aprovou hoje o lançamento do concurso da empreitada de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses, que custará cerca de 900 mil euros.

O presidente da autarquia, Almeida Henriques, disse aos jornalistas que esta intervenção pretende dar resposta a uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, que “será um dos mais antigos de Viseu”.

Segundo o autarca, a intervenção inclui “abate de árvores, plantação de novas espécies, ajardinamentos, colocação de ‘molok’s’ [contentores de lixo], correção de passeios, pavimentações, sinalização vertical e horizontal, drenagem de águas pluviais e residuais, abastecimento de águas, instalações elétricas e de telecomunicações e iluminação pública”.

“É uma obra amplamente discutida com os moradores”, frisou Almeida Henriques, contando que este tipo de intervenção “passa sempre pela apresentação do anteprojeto aos moradores”.

A obra tem um prazo de execução de um ano, mas Almeida Henriques disse ser difícil apontar uma data para o seu arranque.

“Um concurso destes, no mínimo, vai demorar seis meses”, afirmou, lembrando que, atendendo ao valor envolvido, terá de aguardar o visto do Tribunal de Contas.

A reabilitação do Bairro de Santa Rita está integrada no programa municipal “Eu gosto do meu bairro”, no âmbito do qual já foram intervencionados cinco bairros (alguns com obras em várias fases), num investimento total de 888 mil euros.

Em fase de adjudicação da empreitada está também a Urbanização Viso Sul, o Bairro das Mesuras (segunda fase) e o Bairro da Quinta de São José, intervenções que totalizam mais de 1,3 milhões de euros.

Segundo Almeida Henriques, foi já lançado o concurso público internacional para a requalificação do Bairro Municipal, num valor de cerca de sete milhões de euros.

Também no Bairro da Balsa serão requalificados três blocos habitacionais, num investimento de aproximadamente 600 mil euros.

“Estamos a fazer um trabalho sistemático de melhorar a qualidade de vários bairros”, frisou o autarca social-democrata.

Com o programa “Eu gosto do meu bairro”, o município pretende “devolver a atratividade e a centralidade a alguns dos bairros mais importantes e queridos do concelho”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu