Câmara de Viseu reforça orçamento com 23 milhões e lança concurso para 1700 lugares de estacionamento

Almeida Henriques sublinha que “boa saúde financeira é a base da sustentabilidade de um ciclo de investimento”

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje uma revisão orçamental para 2016 que traduz um reforço de 23 milhões de euros. Desse montante, 13 milhões serão destinados a investimentos.

A medida resulta do “encaixe” de saldos financeiros positivos de 2015, na ordem dos 28 milhões de euros. Nesta reunião, a Câmara aprovou também os resultados de gestão do ano passado, assim como das Águas de Viseu – Serviços Municipalizados, também com resultados positivos.

A revisão orçamental para 2016 faz ainda previsão de entradas de comparticipações comunitárias de perto de 2 milhões de euros, em 2016, em consequência da projeção de arranque do “Portugal 2020”.

Segundo o Presidente da Câmara, “esta revisão orçamental é a consequência prática da boa saúde financeira do Município. A boa gestão é a base da sustentabilidade do ciclo de investimento que estamos a lançar. Cumprimos as regras da estabilidade orçamental e criamos músculo financeiro para investir no desenvolvimento económico e social do concelho, na revitalização do centro histórico e na coesão local”.

A “parte de leão” (cerca de metade) do reforço orçamental destina-se a reforçar as funções sociais do Município, com mais 11,2 milhões de euros. Aqui destacam-se as apostas na requalificação do parque escolar, com um investimento superior a 4,3 milhões de euros, nomeadamente para as obras na Escola Básica Grão Vasco e na Escola Secundária de Viriato.

Os programas municipais da ação social, cultura e desporto são também reforçados em mais 3 milhões de euros, para fazer face a compromissos de apoio a entidades e projetos.

Também as funções económicas e o investimento saem reforçados, com uma injeção de quase 8 milhões de euros. Neste capítulo ganham destaque os investimentos previstos no Centro Histórico, na mobilidade urbana e no programa “VISEU INVESTE”, designadamente para espaços de acolhimento empresarial.

A Câmara de Viseu aprovou ainda o lançamento de um concurso público para a construção e concessão dos lugares públicos e parques de estacionamento (atuais e futuros) da cidade.

A concessão abrange de forma integrada as funções de construção e manutenção, gestão, exploração e fiscalização de 1667 lugares de estacionamento, 799 dos quais em parques. Destes, 315 são novos, sendo relativos à construção dos parques de estacionamento junto ao Funicular, no logradouro da rua Silva Gaio e na avenida Capitão Silva Pereira.

“Desejamos aumentar e melhorar a oferta de estacionamento na cidade de Viseu, mas sobretudo contribuir para uma mobilidade mais sustentável e amiga das pessoas e para a melhoria do ambiente urbano. Para isso precisamos de uma gestão integrada e inteligente de todo o sistema de estacionamento da cidade”, esclareceu o Presidente da Câmara.

O contrato de concessão estima um valor de 9 milhões de euros, financiados exclusivamente pela empresa vencedora do concurso, que assumirá os encargos de investimento e ainda contrapartidas, a reverter em favor do Município, de meio milhão de euros e 20% das receitas brutas da operação.

Entre as exigências do concurso está a realização de obras de requalificação dos parques de estacionamento de Santa Cristina, Mercado 21 de Agosto e Hospital Velho. Também parte do stock de lugares públicos de estacionamento da concessão serão criados.

O futuro contrato de concessão prevê ainda a instalação de um sistema de gestão eletrónico que permita a monitorização em tempo real da utilização dos parques e lugares públicos de estacionamento. Este sistema exigirá, entre outros requisitos, a instalação de novos parcómetros e a adoção de novos meios de pagamento como cartão bancário e smartphone, assim como de “Via Verde” em todos os parques.

Um serviço de atendimento telefónico 24 horas será criado para assistência aos utilizadores e o sistema de iluminação de todos os parques de estacionamento será também requalificado, com a adoção de tecnologia LED.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia