Câmara de Viseu reconhece “demolição de parte” de muralha afonsina

A vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu reconheceu  que “houve demolição parcial da muralha afonsina” que, na altura, “desconhecia-se ser” parte do troço histórico que envolve a zona histórica da cidade.

“Constatei que foi efetuada uma demolição parcial do muro ou troço da muralha. Não obstante, e conforme foi referido pela equipa de arqueologia, não se sabia à data que seria efetivamente um troço da muralha”, reconheceu Conceição Azevedo.

A vice-presidente e vereadora do ordenamento do Território e Urbanismo explicava aos jornalistas, no fim da reunião do executivo, o “processo pormenorizado” da requalificação de dois edifícios no centro histórico, dentro do perímetro da muralha afonsina da cidade.

“Efetivamente, aquilo que dizem que foi destruído, como também diz o relatório de arqueologia, é que quando se estava a proceder às obras não se tinha percebido que aquilo era, de facto, que o que estava ali em causa, era um troço da muralha afonsina e isso foi dito pela equipa de arqueologia”, justificou.

Conceição Azevedo reagia ao vereador socialista da oposição Pedro Baila Antunes, que acusava a Câmara de “atentado ao património cultural” da cidade e pedia responsabilidades, uma vez que a obra “tem de ser acompanhada” por se encontrar na zona histórica.

“O senhor vereador Pedro Baila Antunes mostra umas plantas e eu quero dizer em relação a isso que a muralha não tem a implementação no documento apresentado pelo senhor vereador, a mesma faz um cotovelo, não tem aquele desenho que apresentou”, apontou a vice-presidente.

A vereadora disse que constatou a demolição “no meio de toda a pesquisa feita”, no âmbito da acusação, uma vez que “consta do relatório da equipa de arqueologia que acompanha a obra e que “está aprovado pela tutela”, além de “todos os documentos relevantes, relativos a estas duas obras estão disponíveis para consulta”.

“Todo o percurso foi feito, foram consultadas todas as entidades que tinham de ser, em total respeito pelo património histórico e com enquadramento legal, com licenças, com pareceres de tutela, com acompanhamento arqueológico”, assumiu, lembrando que a tutela é a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Conceição Azevedo disse ainda que “os projetos preveem a manutenção dos troços de muralha descobertos e a sua consolidação e beneficiação, e estes trabalhos estão todos a ser acompanhados pela SRU” (Sociedade de Reabilitação Urbana) de Viseu.

Questionada sobre a responsabilidade desta demolição, Conceição Azevedo apontou que “o arqueólogo está ali e ele é que tem mais olho para estas questões, ele é que tem de facto formação e conhecimento para poder identificar”.

“O que quero dizer é que há aqui uma das construções em que a muralha não é muito expressiva. Aquilo parecia quase um muro, uma construção normalíssima. Na outra construção não, a muralha é muito expressiva, dá para perceber que está ali em causa um património histórico muito interessante e um troço importante da muralha afonsina”, justificou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia