Câmara de Viseu quer resposta estruturada do Governo nos lares e IPSS

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, pediu ontem uma resposta estruturada do Governo relativamente ao equipamento de proteção e à realização de testes da covid-19 nos lares e nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Para o autarca social-democrata, os ministérios da Saúde e da Segurança Social devem ter uma “resposta efetiva e estruturada”, em concertação com os municípios.
Numa carta enviada há três dias à ministra da Saúde, Almeida Henriques já se tinha manifestado perplexo por ter sido pedida ao município a definição de prioridades dos testes nos lares do concelho, por considerar que tal deveria partir das autoridades de saúde locais e regionais.
“Não aceito que coloquem nos presidentes de Câmara o ónus de definir prioridades em matéria de testes”, frisou.
O autarca esclareceu que “não está em causa a comparticipação municipal”, mas que é necessário “esclarecer a motivação, os objetivos a atingir, os critérios na priorização dos mesmos e uma uniformidade no modelo do seu financiamento”.
No seu entender, o Ministério da Segurança Social deve também garantir, “tão rápido quanto possível, soluções para o fornecimento de equipamentos de proteção individual nos lares e IPSS”, cujos utentes são de risco.
“O município de Viseu está disponível para fazer parte desta resposta, como de resto já aconteceu, com um apoio de retaguarda a situações de emergência destas instituições”, referiu, sublinhando que, no entanto, “a definição de uma política e a primeira linha de resposta cabem ao Estado central”.
Para Almeida Henriques, “esta resposta deve ter como pressuposto operacional uma política estruturada de turnos de 15 dias em cada uma das instituições, de modo a diminuir o risco de contágio e propagação” da covid-19.
O autarca deixou ainda um apelo ao Governo para que “defina uma linha uniforme de comparticipação dos testes de despistagem em lares pelos municípios, tratando de forma igual o que é igual”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
2
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
3
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil
4
cinema
Filmes de Joana Sá, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves vencem festival Vista Curta

Artigos relacionados

Viseu
Dr
incendios_florestais
ESTRADA
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil