Câmara de Viseu promove recolha de bens para cidade de Kalush na Ucrânia

A Câmara Municipal de Viseu lançou uma campanha solidária para a recolha de bens que “aqueçam” a comunidade de Kalush, na Ucrânia, cidade que pediu geminação a Viseu, anunciou o presidente.

“Decidimos levar avante uma iniciativa que se chama “Luz para Kalush”, a cidade da Ucrânia que nos pediu geminação. A ideia é ser uma campanha de recolha a dois níveis: para as crianças e para os adultos”, anunciou Fernando Ruas.

O autarca, que falava hoje aos jornalistas, após a reunião do executivo municipal, explicou que a ideia é “recolher brinquedos e roupas, como gorros, luvas e agasalhos de inverno e outras coisas específicas de crianças”.

“Para a população em geral, pedimos velas, lanternas, candeeiros a gás, artigos de iluminação, geradores e aquecedores, carregadores, pilhas, etc. Queremos tudo o que contribua para ajudar numa situação de privação de eletricidade, que possa propiciar algum conforto”, disse.

Fernando Ruas anunciou que os pontos de recolha são a sede dos Bombeiros Voluntários de Viseu, que, com os escuteiros e o Real Túnel, apoiam a iniciativa que também conta com a rede solidária de Viseu.

Os serviços sociais da Câmara Municipal de Viseu, continuou, é outro dos locais que está a receber os donativos que “podem ser entregues ao longo deste mês de dezembro, em especial os brinquedos, para ajudar no Natal” dos mais novos.

“Ainda não definimos as datas, mas o inverno não se esgota no Natal, por isso, à partida, vamos prolongar a recolha de bens de iluminação e de aquecimento por mais tempo, mas o ideal era recolher nesta altura”, reconheceu.

Sobre o processo de geminação, solicitado pela cidade ucraniana à Câmara de Viseu, em novembro deste ano, Fernando Ruas disse que “foi a situação mais favorável” que encontrou na Câmara.

“Toda a gente está de acordo em dar resposta positiva a este pedido de geminação, mas é bom até, antes de fazer a geminação, mostrar esta solidariedade para com a comunidade”, defendeu Fernando Ruas.

A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia a 24 de fevereiro, que ainda perdura e que provocou a morte de pelo menos 6.702 civis e 10.479 feridos, números que a ONU apresentou como confirmados, sublinhando que estão muito aquém dos reais.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde
4
tondela
Treinador Sérgio Gaminha de saída do Tondela

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Académico_de_Viseu
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu