Câmara de Viseu incentiva gestão profissional nos clubes desportivos do concelho

1689

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, anunciou hoje uma medida de apoio da autarquia aos clubes desportivos do concelho, para os incentivar a adotarem gestão profissional.

“A grande novidade é a nova medida de apoio para a contratação de recursos especializados na área de gestão desportiva, que vai permitir que os clubes profissionalizem as suas estruturas de gestão, garantindo um maior crescimento e estabilidade e que se apresentem com uma melhor estratégia aos sócios e comunidade em geral”, disse António Almeida Henriques.

A medida, explicou, “visa estimular os clubes desportivos a profissionalizarem a gestão do desporto, para que haja cada vez mais competência especializada nos clubes, estabilidade e crescimento” das respetivas coletividades.

A inicitiva integra o programa de apoio ao desporto e atividade física para os clubes e associações desportivas do concelho e para o qual “o município destina mais de 1,1 milhão de euros por ano”.

Para o autarca social-democrata, “há que assegurar uma estabilidade do ponto de vista da profissionalização” e, com isso, “melhorar a oferta dos serviços dos clubes e das associações através de um recurso humano especializado na área da gestão desportiva”.

O programa “passa a excluir o apoio às IPSS [instituições particulares de solidariedade social] para a aquisição de viaturas, de forma a evitar que o programa de prática desportiva sirva para suprir outras carências destas instituições”, sendo “valorizadas as candidaturas com preocupações ambientais”, acrescentou.

O apoio aos clubes foi decidido pelo executivo municipal, durante a sua reunião de hoje, durante a qual foi igualmente aprovado o programa Viseu Investe 2021, que engloba 32 medidas de apoio a famílias e empresas, para fazer face à crise social, relançar a atividade económica e atrair novos investimentos.

A Câmara também aprovou a construção de uma rotunda e o alargamento dos respetivos acessos na Estrada Nacional 229 (que liga Viseu a Sátão), junto ao antigo matadouro de Viseu, no cruzamento das vias de acesso às localidades de Rio de Loba e Santiago.

A intervenção permitirá “o alargamento de uma parte da EN229” e melhorará as condições de circulação “num cruzamento tão complexo”, como aquele, sustentou o autarca.

A obra, que envolve um investimento de cerca de 860 mil euros, deverá ser iniciada este ano e ficar concluída no outono de 2021 (o prazo de execução é de 154 dias).

O executivo aprovou ainda “140 mil euros para a dinamização de programas educativos, no âmbito do Viseu Educa” que têm como objetivo “promover a cultura e cidadania, através da dança e da música” e ainda “algumas residências artísticas e laboratórios de robótica”.

Trata-se de “promover atividades extracurriculares” dos jovens de Viseu”, projeto que contribuiu para que, “nos últimos sete anos”, o insucesso escolar baixasse de “7,8% para 3,4% no concelho”, onde, referiu, “a taxa de escolarização do ensino superior está acima da média regional e nacional, na casa dos 60%”.