Câmara de Viseu diz que nunca reclamou helicóptero do INEM

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, esclareceu ontem que nunca reivindicou a transferência do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do heliporto de Santa Comba Dão para o aeródromo da capital de distrito.

Durante a reunião de Câmara de ontem, aberta ao público, Almeida Henriques contou que o município foi abordado por responsáveis do INEM que perguntaram se estaria disponível para acolher o helicóptero, já que não havia condições técnicas para o manter em Santa Comba Dão.

“Mais uma vez se prova que o investimento que fizemos no aeródromo de Viseu foi acertado, porque temos hoje uma qualificação de nível 5”, que responde a este tipo de situações, frisou.

Segundo o autarca social-democrata, “se Viseu não tivesse estas condições, o helicóptero teria ido para ao pé de Lisboa”.

Defensor de “uma lógica de boa vizinhança”, Almeida Henriques garantiu: “Se forem criadas as condições para que ele regresse a Santa Comba, verei isso sempre com bons olhos”.

Na sexta-feira, a Câmara de Santa Comba Dão disse que estava a tentar reverter a decisão do INEM de transferir o seu helicóptero.

“O município está a empregar todos os esforços para reverter esta situação, completamente imprevisível, tanto mais que a autarquia aguardava, desde fevereiro de 2019, uma comunicação formal da ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil)”, referiu a autarquia, em comunicado.

Segundo a autarquia, nesta comunicação “deveriam estar, expressamente, enumerados e caracterizados os constrangimentos existentes às operações de emergência médica, efetuadas a partir do heliporto de Santa Comba Dão”.

“A ANAC, repita-se, nunca remeteu qualquer informação técnica ou de eventuais correções a efetuar no heliporto de Santa Comba Dão, até à presente data”, sublinha.

No dia 22, em comunicado, o INEM explicou que, à luz dos regulamentos em vigor, o heliporto em Santa Comba Dão não pode ser certificado como Base de Operações de Helicópteros de Emergência Médica.

“Com base nesta informação, o INEM viu-se obrigado, no imediato, a tomar as medidas adequadas para garantir as melhores condições para o cumprimento da atividade do SHEM (Serviço de Helicópteros de Emergência Médica), transferindo este helicóptero para o Aeródromo Municipal de Viseu”, acrescentou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu