Câmara de Viseu diz que a Saúde “bateu no fundo”

O presidente da Câmara de Viseu considerou hoje inadmissível o encerramento de serviços no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) e defendeu que o Governo tem de resolver “a bagunça” instalada, que indica que a Saúde “bateu no fundo”.

“É concebível que alguém que parta uma perna às sete da noite não tenha tratamento logo a seguir? Acho que [a Saúde] bateu no fundo e vamos ter, o Ministério da Saúde vai ter, de arranjar forma de se entender com os profissionais de Saúde de modo que esta bagunça que vai por aí se resolva”, disse Fernando Ruas.

Ruas falava aos jornalistas a propósito do encerramento noturno, este mês, da urgência em cirurgia e ortopedia naquela unidade hospitalar.

“Agora isto é inadmissível, ainda por cima num período temporal, o inverno, que é muito mais complicado. Eu estou altamente preocupado”, acrescentou.

Uma preocupação acrescida porque os doentes serão encaminhados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e há “aquele constrangimento que é o IP3 e o constrangimento de carros específicos”, como as ambulâncias.

“Juntava a isso uma situação inexplicável. É um hospital central e é, por alguma razão, para ter mais meios. Se, em princípio, deveriam verter para aqui hospitais circundantes, se vão diretamente para Coimbra, não sei como se dá respostas a todas essas necessidades em áreas fundamentais”, questionou.

O autarca social-democrata assumiu que tem “consideração pelo ministro da Saúde” e disse entender que as reuniões sejam “difíceis, mas também se tem andado “de reunião em reunião”, sem que haja solução.

Após o adiamento da reunião para sábado, entre Ministério da Saúde e sindicatos, o autarca defendeu que “o adiar de reuniões não traz resultados práticos, quando tem de haver decisões, sob pena de se andar nesta situação”.

“Continuando as condições atmosféricas como estão, como será o pico do inverno se a situação não estiver resolvida?”, questionou.

Fernando Ruas apelou ao presidente do CHTV para que “resolva rapidamente o problema e que articule com os serviços centrais de modo que isto não se mantenha por muito tempo”.

O autarca admitiu que não pode fazer mais do que “denunciar a situação”, porque a Saúde “é da inteira responsabilidade do Governo”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Grafica Con logo de U las palmas
ASICOTUR CONFIRMA AGENDA INTENSA PARA O TIANGÜIS
2
SM REY de ESPAÑA
El Rey de España, Felipe VI, preside un año más el Comité de Honor de Termatalia 2024
3
Antoni Shkraba:Pexels
Financiamento de carros usados em Portugal: saiba como obter taxas mais baixas
4
IMG_3165
TERMATALIA E XANTAR EM 2024 COM APRESENTAÇÃO NA FITUR

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
Acidente carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal