Câmara de Viseu cria programa de relançamento da economia

A Câmara de Viseu vai desenvolver um programa de incentivo à manutenção e relançamento da economia local e regional, que inclui 34 medidas e privilegia os setores considerados “motores de emprego”.

Denominado “Viseu Investe +”, o programa será levado na sexta-feira à reunião do executivo municipal.

O objetivo é “prosseguir as iniciativas locais de mitigação dos efeitos da crise económica e, sobretudo, estimular a reativação de atividades e dinâmicas geradoras de emprego”, avançou hoje o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Segundo o autarca, será dada especial atenção a setores “preponderantes para o concelho de Viseu”, como o turismo, o comércio local, os serviços e a indústria.

“Este é um programa de caráter extraordinário, que não exclui a responsabilidade do Governo nacional”, frisou.

Uma das 34 medidas é a criação de um “programa de renda apoiada para a Rua Direita”, no centro histórico, a definir no âmbito do programa “Viseu Viva”.

Almeida Henriques disse que, a “implementar a partir de agora e até junho de 2021”, este programa de renda apoiada “poderá depois ter ramificações noutras artérias do centro histórico”.

“Para já, vamos iniciá-lo com todo o programa de animação que vamos ter no verão e no Natal. Pretendemos com este programa fixar mais atividade económica no centro histórico”, realçou.

Almeida Henriques referiu que se encontra já “numa fase muito adiantada” a preparação de “um amplo programa de reanimação comercial, turística, hoteleira e de restauração do concelho”.

Esta animação será realizada especialmente no verão, “com maior incidência de julho a setembro”, e procurando “antecipar a programação de Natal”, explicou.

O autarca acrescentou que o programa de animação será centrado na Área de Reabilitação Urbana, com forte incidência na Rua Direita.

Outra das medidas é reduzir em 50% os valores relativos às rendas de julho, agosto e setembro aos arrendatários comerciais de equipamentos que são propriedade do município (no mercado municipal a redução será de 100% até ao final do ano).

Isentar de pagamento total da derrama as microempresas e pequenas e médias empresas no próximo exercício económico e antecipar pagamentos a projetistas são outras medidas do “Viseu Investe +”.

Este programa prevê ainda a disponibilização de terrenos a preços simbólicos e a celeridade nos processos de licenciamento industrial nos Parques Empresariais de Gestão Municipal, como o de Mundão e o de Lordosa.

“É um conjunto de 34 medidas que visam ajudar as pessoas do ponto de vista social, estimular os diferentes setores e ser um elemento de ajuda para os nossos comerciantes, hoteleiros, restauração e também para a nossa indústria”, frisou Almeida Henriques.

O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, Gualter Mirandez, aproveitou a sessão de apresentação do programa para manifestar a sua preocupação com o facto de “a retoma estar a ser extremamente lenta”.

“A grande expectativa que temos são os pequenos eventos que vão ser promovidos durante o verão e que são extremamente importantes para a dinamização da cidade e do comércio”, afirmou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia