Câmara de Viseu com saldo positivo de 855 mil euros em 2019

A Câmara de Viseu aprovou hoje um saldo consolidado de 855 mil euros relativo a 2019, tendo todas as empresas e entidades do universo municipal apresentado resultados positivos.

“O que se prova é que Viseu é de boas contas”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), no final da reunião do executivo, acrescentando que “o passivo do grupo municipal reduziu em 5,6 milhões de euros face a 2018”.

O autarca considerou que “os resultados alcançados demonstram uma situação financeira e económica sólida e sustentável”, que permitem à autarquia “continuar a investir nas áreas fundamentais à qualidade de vida do concelho” e também “responder de forma pronta aos desafios suscitados pela atual pandemia”.

“O balanço realizado permite verificar que, face a 2018, os depósitos em instituições financeiras e caixa cresceram em 4,6%, ao atingirem os 29,3 milhões de euros (mais 1,3 milhões de euros do que no ano passado)”, acrescentou.

Segundo Almeida Henriques, no que diz respeito ao passivo, “2019 continua a traduzir um decréscimo significativo, com uma redução de 4,3% face ao ano transato, num montante de 5,6 milhões de euros”.

Os vereadores da oposição abstiveram-se na votação da consolidação das contas relativas ao exercício económico de 2019.

José Pedro Gomes assinalou “alguns indicadores positivos”, mas avisou que os vereadores socialistas continuarão “sempre atentos a várias dimensões importantes”, de que são exemplo os resultados operacionais, o endividamento e as despesas de capital.

O vereador Pedro Baila Antunes acusou Almeida Henriques de cometer uma ilegalidade ao não ter agendado a proposta do PS para atribuição de uma medalha municipal de mérito “aos profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde na pessoa do Centro Hospitalar Tondela-Viseu” (constituído pelo Hospital de São Teotónio, de Viseu, e pelo Hospital Cândido Figueiredo, de Tondela).

“Eu não sei se isto é falta de democraticidade, se quer ter o protagonismo de depois homenagear, no seu tempo, os profissionais de saúde ou se é preconceito contra o Serviço Nacional de Saúde”, disse aos jornalistas.

Almeida Henriques explicou que, por um lado, o regulamento de atribuição de medalhas e distinções do município apenas prevê “agraciar instituições ou pessoas, e não genericamente grupos profissionais”, e, por outro, no passado, o Hospital de São Teotónio já recebeu a medalha de ouro da cidade, que está acima da medalha de mérito.

Na reunião de hoje foi também aprovado o envio de parecer prévio à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos relativo ao projeto de criação do sistema intermunicipal de captação, tratamento e fornecimento de água em alta aos municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Sátão e Penalva do Castelo, que será gerido pela empresa Águas da Região de Viseu.

Almeida Henriques lembrou que este projeto foi conseguido após “um processo longo e exaustivo, depois de uma tentativa frustrada a oito (municípios)”, iniciada em 2018, e que resolverá definitivamente o problema de escassez de água na região, concretamente no verão.

Os vereadores do PS votaram favoravelmente este parecer, uma vez que “agora não foi tudo feito à pressa” e existe “uma clara articulação com os municípios vizinhos parceiros”.

“Claramente, na solução societária e na solução infraestrutural adotadas, o tempo veio a dar razão aos vereadores do PS e às criticas assertivas que realizaram em devido tempo”, considerou Pedro Baila Antunes.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal