Câmara de Viseu aumenta autonomia financeira e saldo de gerência em 2020

A Câmara da Câmara Municipal de Viseu aprovou  as contas referentes a 2020 e a presidente do município destacou um aumento da autonomia financeira, do saldo de gerência e o resultado líquido.

“O Município de Viseu aumenta a autonomia financeira, o saldo de gerência e o resultado líquido em 2020. Apesar dos 2,3 milhões de euros gastos no combate à pandemia, a autarquia viseense reforça os principais indicadores financeiros e mantém tradição de ‘boas contas’”, disse Conceição Azevedo.

Em conferência de imprensa, após a reunião do executivo na qual foram aprovadas as contas referentes a 2020, a presidente lembrou que, em 2019, o saldo positivo foi de 414 mil euros e, no que diz respeito a 2020, foi de 442 mil euros, para ser precisa”.

Já o resultado de transição “passou de 20,6 milhões de euros (ME), em 2019, para 22,9 ME” no ano de 2020, referiu a autarca, lembrando que a Câmara “conseguiu melhorar a sua estabilidade financeira”.

“Face à situação em que vivemos e tendo respondido positivamente ao maior número de pedidos de ajuda que chegaram, é com satisfação que podemos afirmar que melhorámos em todos os indicadores”, sublinhou.

Conceição Azevedo frisou que “o exercício de 2020 reflete a aposta clara e inequívoca nas áreas fundamentais do Viseu Primeiro, como a Educação, Cultura, Desporto, Ambiente, Solidariedade, Desenvolvimento Económico, modernização dos serviços e na Mobilidade, pilares essenciais no ecossistema da qualidade de vida de Viseu”.

“É com satisfação e perceção clara de dever cumprido que voltamos a apresentar contas sólidas”, congratulou-se a autarca, que destacou a “solidez orçamental, comprovada através da poupança de 11,4 milhões de euros de receita corrente, que permitem criar um superávite capaz de financiar a despesa de capital”.

Segundo os dados facultados, a execução da receita global alcançou em 2020 um montante de 84,7 milhões de euros e “a receita global foi superior à despesa global, exibindo-se um excedente orçamental nas contas da autarquia”, justificado, “em grande medida, pelo princípio da prudência adotado”.

“À semelhança de anos anteriores, em 2020 a função social teve um grande destaque: 49% e uma realização de 19,8 milhões de euros. O balanço das contas revela ainda um incremento de 8,29% na autonomia financeira, tendo a mesma alcançado um valor de 88,13%”, refere.

No que diz respeito às contas da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e da Habisolvis, entidades do Município de Viseu, a presidente diz que encerraram 2020 com um saldo positivo, assim como as Águas de Viseu, que apresentaram “contas saudáveis”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
top-view-white-toy-plane-map
ASICOTUR NA PROMOÇÃO DO TURISMO INTERNACIONAL
2
JV_1 (1)
Joana Viveiro é a candidata independente pelo PS à presidência da Câmara Municipal de Gouveia
3
Cidade_Lamego_2025
V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro encerra em Lamego
4
fundo-musical-volumetrico-com-uma-clave-de-sol-e-ia-geradora-de-notas_169016-29576
Concerto “Acordeão em Espetáculo”

Artigos relacionados

5e951ac4-14d7-41d5-91b2-ec69cd293fb8
Viseu
incêndio
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
top-view-white-toy-plane-map
ASICOTUR NA PROMOÇÃO DO TURISMO INTERNACIONAL
JV_1 (1)
Joana Viveiro é a candidata independente pelo PS à presidência da Câmara Municipal de Gouveia
Cidade_Lamego_2025
V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro encerra em Lamego
fundo-musical-volumetrico-com-uma-clave-de-sol-e-ia-geradora-de-notas_169016-29576
Concerto “Acordeão em Espetáculo”