Câmara de Viseu aprova plano municipal de defesa da floresta

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, em reunião ordinária, o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios, documento que está assente em “quatro eixos estratégicos”.
“Este plano tem quatro eixos estratégicos: [o primeiro,] o aumento da resiliência do território nos incêndios, portanto, muita atuação para tentar evitar que, de ano para ano, voltem os incêndios” a locais por onde já passaram, esclareceu o presidente da Câmara.
Almeida Henriques referiu ainda os objetivos de “reduzir a incidência dos incêndios, a melhoria do ataque e da gestão dos incêndios, nomeadamente entre a deteção da ignição com toda a articulação com os restantes meios e, por fim, a focalização na recuperação e reabilitação dos ecossistemas”.
“Ou seja, ao mesmo tempo que há destruição quando existem incêndios, é [a necessidade de] atuarmos sobre zonas que queremos recuperar, nomeadamente a reflorestação de alguns desses espaços em articulação com o Governo e sempre que exista incêndio, que se vá monitorizando para, mais rapidamente, se repor o ecossistema”, precisou.
Em conferência de imprensa após a reunião, o presidente da Câmara adiantou que, após um interregno por causa da pandemia, “já estão novamente a ser instaladas as novas ilhas ecológicas, do programa Viseu Recicla”.
“Até ao momento, das 58 ilhas ecológicas semienterradas, já foram instaladas 55, ou seja, 165 contentores, correspondendo a mais de 715 mil litros de volume disponíveis aos munícipes para recolha seletiva. Às ilhas de superfície, vamos instalar 346 em todo o concelho e já estão 177 instaladas”, contabilizou a vereadora do Urbanismo, Conceição Azevedo.
O vereador das Freguesias, Desenvolvimento Rural, Mobilidade e Ordenamento do Território também adiantou que foi hoje aprovado um protocolo que será celebrado com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para instalação de uma Estação Meteorológica Automática (EMA).
“Irá servir de apoio à navegação aérea de forma geral, mas também será a estação meteorológica de referência do próprio IPMA para toda a região de Viseu. Fizemos alguma obra no aeródromo para receber esta EMA”, explicou João Paulo Gouveia, que lembrou a “localização importante, uma vez que está acima dos 500 metros de altitude”.
“Esta estação é mais avançada do que a que o IPMA tem nas suas instalações, perto do aeródromo, e permite ter dados em tempo real como a precipitação, que será possível de medir, ou a velocidade do vento, um parâmetro extremamente importante para a navegação aérea”, precisou o vereador.
Sem especificar em que plataforma digital irá acontecer, se nas redes sociais ou na página da Câmara Municipal de Viseu, o presidente anunciou também que as reuniões públicas da Câmara passarão a ser transmitidas em direto ou em diferido.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia