Câmara de Viseu aprova plano municipal de defesa da floresta

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, em reunião ordinária, o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios, documento que está assente em “quatro eixos estratégicos”.
“Este plano tem quatro eixos estratégicos: [o primeiro,] o aumento da resiliência do território nos incêndios, portanto, muita atuação para tentar evitar que, de ano para ano, voltem os incêndios” a locais por onde já passaram, esclareceu o presidente da Câmara.
Almeida Henriques referiu ainda os objetivos de “reduzir a incidência dos incêndios, a melhoria do ataque e da gestão dos incêndios, nomeadamente entre a deteção da ignição com toda a articulação com os restantes meios e, por fim, a focalização na recuperação e reabilitação dos ecossistemas”.
“Ou seja, ao mesmo tempo que há destruição quando existem incêndios, é [a necessidade de] atuarmos sobre zonas que queremos recuperar, nomeadamente a reflorestação de alguns desses espaços em articulação com o Governo e sempre que exista incêndio, que se vá monitorizando para, mais rapidamente, se repor o ecossistema”, precisou.
Em conferência de imprensa após a reunião, o presidente da Câmara adiantou que, após um interregno por causa da pandemia, “já estão novamente a ser instaladas as novas ilhas ecológicas, do programa Viseu Recicla”.
“Até ao momento, das 58 ilhas ecológicas semienterradas, já foram instaladas 55, ou seja, 165 contentores, correspondendo a mais de 715 mil litros de volume disponíveis aos munícipes para recolha seletiva. Às ilhas de superfície, vamos instalar 346 em todo o concelho e já estão 177 instaladas”, contabilizou a vereadora do Urbanismo, Conceição Azevedo.
O vereador das Freguesias, Desenvolvimento Rural, Mobilidade e Ordenamento do Território também adiantou que foi hoje aprovado um protocolo que será celebrado com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para instalação de uma Estação Meteorológica Automática (EMA).
“Irá servir de apoio à navegação aérea de forma geral, mas também será a estação meteorológica de referência do próprio IPMA para toda a região de Viseu. Fizemos alguma obra no aeródromo para receber esta EMA”, explicou João Paulo Gouveia, que lembrou a “localização importante, uma vez que está acima dos 500 metros de altitude”.
“Esta estação é mais avançada do que a que o IPMA tem nas suas instalações, perto do aeródromo, e permite ter dados em tempo real como a precipitação, que será possível de medir, ou a velocidade do vento, um parâmetro extremamente importante para a navegação aérea”, precisou o vereador.
Sem especificar em que plataforma digital irá acontecer, se nas redes sociais ou na página da Câmara Municipal de Viseu, o presidente anunciou também que as reuniões públicas da Câmara passarão a ser transmitidas em direto ou em diferido.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu