A Câmara de Tondela criou um Cartão Municipal do Docente que reconhece o valor destes profissionais e lhes dá benefícios e descontos em estabelecimentos comerciais e serviços do concelho.
Em comunicado hoje divulgado, aquela autarquia do distrito de Viseu explicou que, segundo o vereador da educação, João Carlos Figueiredo, os benefícios e descontos são possíveis “graças à criação de uma rede de parceiros, que se pretende ser mais alargada e dinâmica”.
“Este instrumento pretende ser mais um sinal de reconhecimento e valorização de todos os docentes por parte do município, que continuará a desenvolver iniciativas que promovam o bem-estar dos professores e de toda a comunidade educativa”, garantiu.
O Cartão Municipal do Docente foi apresentado esta semana, na cerimónia de acolhimento aos professores dos dois agrupamentos escolares do concelho.
Durante este ano letivo, as várias escolas públicas afetas aos agrupamentos Cândido de Figueiredo e Tomaz Ribeiro têm mais de 300 professores a dar aulas.
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Borges, reconheceu o papel dos professores na construção e desenvolvimento do território.
Carla Borges garantiu que, “apesar dos constrangimentos associados à transferência de competências na área da educação, em particular no domínio financeiro, o município manterá a educação como prioridade, continuando a realizar os investimentos necessários, apoiados também pelo novo quadro comunitário de apoio”.
Neste âmbito, a autarquia decidiu atribuir um diploma de reconhecimento e mérito a todos os docentes que já trabalham no concelho há pelo menos 25 anos.