Câmara de Tondela compra edifício para serviços municipais e loja turística

A presidente da Câmara de Tondela disse hoje à agência Lusa que o edifício que a autarquia adquiriu, contíguo ao museu municipal, será para serviços municipais e loja de produtos endógenos direcionada aos turistas.

“O nosso museu é muito pequeno, quer para exposição, como nos serviços de apoio, e era importante para nós podermos alargar e criarmos uma entrada mais visível, virada para o centro cívico da cidade”, justificou Carla Antunes Borges.

O imóvel em causa fica situado no centro histórico da cidade, em frente à igreja Matriz e é contíguo ao Museu Municipal Terras de Besteiros.

O museu fica instalado no Solar de Sant´Ana, classificado como monumento de interesse público em julho de 2022, e o edifício contíguo, adquirido por 220.000 euros, vai ser alvo de requalificação para também ser adaptado às futuras funções.

“Vamos alargar a área de exposição e também os serviços administrativos de apoio ao museu e a sua composição arquitetónica, muito interessante, permite isso, e, na parte de baixo, no rés-do-chão, onde já existiu uma loja, vai ficar outra”, adiantou.

Carla Antunes Borges revelou à agência Lusa que “ficará lá um espaço dedicado ao turismo, aos produtos endógenos, no fundo, à divulgação do território, mas numa área diferente, não tanto museológica, mas mais turística”.

“No fundo, vai acolher quem nos visita e, quem faz a Rota da EN2 [Estrada Nacional 2], por exemplo, também passa por ali, visita e vê o que é que o nosso território tem para oferecer não só na gastronomia, como no artesanato e na nossa cultura”, descreveu.

Com isso, defendeu Carla Antunes Borges, “também estará a ser promovido o comércio local, uma das bandeiras do Município, e que nesta zona da cidade mais histórica poderá ser alavancado” com este novo projeto.

Atualmente, “e uma vez que está há algum tempo sem utilização, encontra-se devoluto”, mas a autarquia vai “iniciar agora a fase de elaboração do projeto” para o submeter a uma candidatura aos fundos europeus para o requalificar.

Outra alteração que o executivo municipal quer concretizar é “fazer um acesso ao Museu Municipal Terra de Besteiros pela frontaria do edifício”, já que, atualmente, entra-se por a rua lateral que dá acesso aos Paços do Concelho.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu