Câmara de Tondela aprova redução de impostos em 2023

O executivo municipal de Tondela aprovou, a redução de impostos para 2023, proposta pela presidente da Câmara, a social-democrata Carla Antunes Borges.

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, no distrito de Viseu, justifica a proposta com as “crescentes dificuldades das famílias sentidas pela crescente inflação verificada em 2022, motivada pelo conflito armado”, que “agravam exponencialmente a sua condição económica”.

“O momento que atravessamos, em tudo diferente do ponto de vista económico ao atravessado aquando da pandemia, mas agravado também por ele, limita profundamente a capacidade de as famílias fazerem face aos seus compromissos”, sustenta Carla Antunes Borges.

Neste sentido, continua a autarca, “o executivo quer transmitir confiança e apoio aos munícipes, abdicando, para isso, de alguma receita em prol do rendimento de famílias e empresas”.

Segundo uma nota de imprensa, a proposta apresentada relaciona-se com a participação do município no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

No IRS, o documento esclarece que “foi aprovada uma redução da percentagem da taxa variável respeitante aos rendimentos de 2022 e a aplicar em 2023, de 4% para 2.5%, o que correspondente a uma diminuição de 1.5, relativamente ao aplicado no ano passado”.

Quanto ao IMI, de acordo com o mesmo comunicado, “no próximo ano de 2023, para os prédios rústicos e os prédios urbanos devolutos há mais de um ano ou em ruínas passa de 0,9% para 0,3%, deixando de ter o agravamento em triplicado”.

Já para os restantes, a taxa do IMI “será fixada, no valor mínimo, dos 0,3%, a aplicar nos prédios urbanos avaliados e de 0,8% nos prédios rústicos”.

“Estas medidas têm como objetivo melhorar o nível de vida dos seus munícipes e facilitar a atividade dos agentes económicos do concelho, procurando fixar e atrair pessoas e novos investimentos”, justifica o executivo.

Medidas, continua a nota de imprensa, “justificadas pelo atual contexto de inflação e o aumento das taxas de juro, fator de agravamento da condição económica das famílias, atual conjuntura económica e financeira que o país atravessa”.

A redução da participação do município nos impostos faz “também parte da estratégia de reabilitação urbana que a Câmara Municipal de Tondela irá iniciar em 2023, com a criação de áreas de reabilitação urbana” (ARU).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia