Câmara de Seia concede apoios a famílias e empresas

2107

Tendo em conta a situação de excecionalidade que se vive, por força da pandemia COVID-19, a Câmara Municipal de Seia estabeleceu hoje um conjunto de medidas de apoio que procuram minimizar os custos das famílias e empresas com os serviços municipais de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.

O Município de Seia determinou, concretamente, a isenção total das tarifas de disponibilidade aos consumidores não-domésticos (comércio, indústria, IPSS,…) e a isenção de 100% da tarifa de disponibilidade da água e de 25% nas restantes taxas fixas, para consumidores domésticos.

Os apoios serão refletidos já na fatura a enviar em abril, sendo prorrogáveis mensalmente, até um máximo de 3 meses.

Para além deste regime de exceção, as pessoas em situação vulnerável também podem solicitar, a qualquer altura, os apoios que a autarquia já disponibiliza, como a Tarifa Social ou a Tarifa de Famílias Numerosas.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, “esta decisão implicará um investimento municipal de cerca de 90 000 euros mensais, abrangendo 14 000 consumidores do concelho, entre famílias e empresas””.

Autarquia cria medidas de apoio para pessoas vulneráveis

Num momento em que se encontra decretado o Estado de Emergência no País, a Câmara Municipal de Seia tem criadas equipas multidisciplinares para ampliar o apoio social à população, com o objetivo de diminuir o contágio por coronavírus.

O plano de ação visa a entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade e medicação e a execução de pequenas reparações às pessoas mais vulneráveis, por doença crónica, com mais 65 anos de idade ou condição social, e que não disponham de retaguarda familiar.

O apoio pode ser requerido para o número de telefone 238 310 235/7, sendo posteriormente validado pelo serviço de Ação Social e Saúde da autarquia, que procederá à entrega dos bens solicitados.

Este serviço funcionará nos dias úteis, entre as 9:00h e as 17:00h, e pretende favorecer a permanência das pessoas em casa, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde, minimizando os riscos de contágio e propagação do Covid-19.

Neste âmbito, o Município também criou um grupo de trabalho para acompanhar em permanência a evolução da situação, em estreita articulação com as autoridades de Saúde, Proteção Civil, GNR, Juntas de Freguesia e outros parceiros sociais.

A Câmara Municipal continuará fortemente determinada em assegurar a prestação dos serviços públicos essenciais à comunidade, encontrando-se devidamente capacitada para responder às solicitações que se vierem a verificar.