Câmara de Santa Comba Dão cria bolsa dedicada a José da Silva Carvalho

A Câmara de Santa Comba Dão vai criar uma bolsa de investigação científica para incentivar o estudo da vida e obra de José da Silva Carvalho, que foi uma figura central da revolução liberal de 1820.

“José da Silva Carvalho (1782-1856) foi de tal maneira importante na vida social e política da época que é importante continuar a investigá-lo”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia.

Considerado um dos mais ilustres santacombadenses (nascido em Vila Dianteira), o magistrado foi um dos membros fundadores do Sinédrio, organização que originou a revolução liberal de 1820, no Porto.

O município do distrito de Viseu iniciou em 2018 a comemoração do bicentenário da revolução liberal de 1820 e a homenagem a José da Silva Carvalho, que foi ministro de D. João VI, de D. Pedro IV e de D. Maria II e também o primeiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

De acordo com a autarquia, José da Silva Carvalho “teve de se exilar três vezes para Inglaterra”, sendo que, na segunda vez, “fugiu de um esconderijo que mandara construir na casa de Vila Dianteira disfarçado de criada”.

No âmbito das comemorações, entre 2018 e 2020, o município realizou três colóquios e, no ano passado, editou as suas atas num livro, que Leonel Gouveia considera muito importante para o concelho e para o país.

“Surgiu a ideia de, após todo este percurso, constituirmos esta bolsa investigação, que tem como objetivo financiar trabalhos académicos, quer sejam de mestrado ou de doutoramento”, contou o autarca à Lusa.

Leonel Gouveia explicou que a duração da bolsa é de quatro semestres e que, “em cada um deles, haverá um financiamento da câmara de 1.250 euros, podendo haver apoios complementares, se forem necessários”.

“Os trabalhos terão de incidir sobre José da Silva Carvalho ou alguma atividade à qual ele esteve ligado. Ainda não há muita investigação nesta área e matéria não falta”, frisou.

O autarca mostrou-se convencido de que “irão aparecer vários candidatos a estas bolsas”, porque, segundo os investigadores que colaboraram nos últimos anos com a autarquia, “há uma grande apetência para estudar José da Silva Carvalho”.

No dia 10 de janeiro, a Câmara de Santa Comba Dão decidiu, por unanimidade, submeter o projeto de regulamento da bolsa de investigação José da Silva Carvalho a consulta pública.

Depois da publicação em Diário da República, na passada sexta-feira, o projeto de regulamento encontra-se em discussão pública durante 30 dias úteis. Após esse período, irá novamente a reunião da Câmara para aprovação.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
4
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe

Artigos relacionados

Câmara Municipal de Mangualde
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
tondela
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu