Câmara de Penedono reforça lares com equipamento de proteção

2335

O presidente da Câmara Municipal de Penedono anunciou ontem aos munícipes que reforçou os colaboradores dos lares com equipamento de proteção individual para ajudar no combate à pandemia covid-19 e pediu aos emigrantes que não viajem para o concelho.

“Estamos com uma atenção muito centralizada em todas as instituições de terceira idade do nosso concelho e a cujos funcionários procurámos hoje reforçar todo o seu equipamento de proteção individual”, anunciou Carlos Esteves.

Num vídeo publicado hoje na página oficial do Facebook da autarquia, o presidente fala aos munícipes e reforça “toda a disponibilidade da Câmara Municipal em envolver-se em todas as ações de prevenção e proteção junto de todos, bem como na procura da satisfação das necessidades humanas básicas”.

Carlos Esteves agradece aos cidadãos pelo “comportamento correto, com exceção desta ou daquela situação mais irresponsável”, e diz que sabe que todos estão “cada vez mais consciencializados para o problema” da pandemia.

“O que fará com que todos estejamos atentos e alertemos e aconselhemos para práticas corretas e positivas. Na realidade, esta consciencialização tranquiliza-me”, assume, ao mesmo tempo a que apela a que não viajem para o município.

Ao longo dos sete minutos de vídeo, o autarca usa mais de metade a sensibilizar os residentes fora do concelho a não viajarem, nomeadamente “na semana santa que culminará com a Páscoa”, que se celebra a 12 de abril.

“Sendo pertinente pedir a todos aqueles que se preparam para vir até nós, seja do estrangeiro, ou de qualquer outra parte do nosso país, que reflitam antes de o fazerem”, diz, lembrando que “o vírus é facilmente transmissível” e “pode-se espalhar por toda a comunidade”.

E acrescenta: “Não é fácil para nós falarmos assim aos nossos familiares que amamos, aos nossos amigos que estimamos, a quem inclusivamente estamos sempre a querer que estejam entre nós e continuamos a querer o mesmo, mas agora o momento é bem diferente”.

“Preocupa-nos muito a nossa população de características vulneráveis para o qual é urgente assumirmos atitudes preventivas de proteção. Ouso hoje, pedir a todos, em nome deste concelho e em defesa dos vossos e nossos familiares e amigos que cá estão que ponderem na decisão de virem até nós”, reforça.

Neste sentido, adianta que “este ano nada será igual, nada poderá ser igual, tudo está fechado, os habituais convívios não se vão verificar e não ocorrerão as tradicionais festividades religiosas da semana santa e da Páscoa”.

Ainda assim, o autarca apela a que “quem eventualmente viaje” para o concelho que “deverá manter-se em confinamento social em suas casas sem contacto algum” com familiares e amigos.

Carlos Esteves alerta ainda que “basta um só sintoma da doença para que alguém se torne, imediatamente, suspeito de infeção do novo coronavirus” e, quem o tiver, “deve ligar para a linha de saúde 24 (808 24 24 24)”.

“As pessoas que suspeitarem de infeção não devem dirigir-se presencialmente aos centros de saúde, mas sim dirigirem-se à área dedicada à covid-19 que abrange o nosso concelho e que está localizada no serviço de urgência básica (SUB) de Moimenta da Beira”, pede.