Câmara de Mangualde lança plataforma para apoio social ao voluntariado

A Câmara Municipal de Mangualde lançou hoje uma plataforma de apoio social ao voluntariado para ajudar a dar resposta a “quem sente mais o impacto” da pandemia da covid-19.

“Estamos juntas/os – Linha de Apoio Social ao Voluntariado” é uma iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Mangualde para ajudar quem mais sente o impacto da covid-19, limitando as suas vidas. Tem como principal objetivo dar resposta a esta nova realidade, com base em ações de voluntariado e de solidariedade, para apoiar quem mais precisa”, lê-se num comunicado de imprensa.

O executivo explica que se trata de “uma plataforma ‘online’ de apoio ao voluntariado e funciona como um elo de ligação entre a oferta e a procura de oportunidades de voluntariado, apoiando o recrutamento de voluntários e o seu enquadramento”.

“O país vive um momento delicado, devido ao surto de doença por coronavírus SARS-COV-2, agente causal da covid-19. Numa altura em que o medo, as limitações e o isolamento social imperam, a vontade de ajudar o próximo deve sobressair”, desafia o presidente da Câmara.

Elísio Oliveira defende ainda que “o voluntariado é, assim, uma via para quem quer dar esse apoio e para quem promove esse suporte”, e esclarece que “os voluntários têm direito a receber apoio no enquadramento, seguro de voluntário e equipamento individual de proteção”.

Segundo explica o documento, a candidatura vai diretamente para a coordenação de voluntários/as da rede social de Mangualde, que analisa a candidatura e encaminha para a área de interesse do candidato.

O primeiro passo é o preenchimento do formulário que está na página da internet da autarquia (https://www.cmmangualde.pt/plataforma-online-estamos-juntas-os-linha-de-apoio-social-ao-voluntariado).

Segundo o documento, os candidatos deverão ter mais de 18 anos e menos de 50; capacidade empática; capacidade de iniciativa; capacidade de trabalhar em equipa e disponibilidade para exercer no mínimo quatro horas semanais.

Os voluntários deverão também ser responsáveis, comunicativos e não podem pertencer aos considerados grupos de risco.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 200.000 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
4
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe

Artigos relacionados

Oliveira de Frades Rockfest
Câmara Municipal de Mangualde
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023