É já a partir do próximo sábado, dia 18, que a Galeria Solar da Porta dos Figos – Casa do Artista, no Bairro do Castelo, abre as suas portas a uma exposição composta por 30 obras de arte de coleções privadas que têm como denominador comum o facto de todos os trabalhos terem sido impressos por um único artista: Tomás Dias. A inauguração decorre às 17 horas, com uma breve apresentação do evento por parte da curadora Isabel Silva e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lamego, Ana Catarina Rocha.
A autarquia pretende que esta exposição seja a primeira de muitas Oficinas das Artes, com o objetivo de semear, na Casa do Artista, a necessidade humana de conhecer, presenciar, experimentar e viver a arte na primeira pessoa.
Albuquerque Mendes, Armando Alves, Graça Morais, Jorge Pinheiro, José Rodrigues, Júlio Resende, Lima de Freitas e Zulmiro de Carvalho, são apenas alguns dos grandes nomes das artes plásticas portuguesas que estarão representados, até 31 de maio, na exposição “Tomás Dias, a gravura, a oficina, a técnica, o impressor”.
Composta maioritariamente por artistas portugueses, estarão também representados nomes marcantes internacionais, como Guy-Henri Dacos (Bélgica), Alberto Cedron (Argentina) e ainda outros que merecem destaque, como o arquiteto Siza Vieira e o pintor lamecense Francisco Laranjo. A estes nomes maiores, juntam-se os trabalhos realizados pelos alunos do 11º ano da área de artes visuais da Escola Latino Coelho, na oficina de gravura “aprender a fazer para melhor entender”, que o artista acompanhará durante alguns dias e que exporão também os seus trabalhos.