Câmara de Carregal do Sal firma protocolo com GNR para implementação de projeto de teleassistência

A Câmara Municipal de Carregal do Sal e a GNR firmaram, dia 29, o protocolo do Projeto de Teleassistência.

Trata-se de um projeto de acompanhamento permanente a pessoas vulneráveis, nomeadamente idosas, que permite a disponibilização de um dispositivo eletrónico a utentes sinalizados, ligado a um portal específico –“eGuard” que, perante uma eventualidade, garante assistência através de um atendimento personalizado.

A assinatura do documento decorreu na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho, às 15h30 e contou com a presença do Comandante Distrital da GNR, Coronel Vítor Jorge Assunção; do Chefe da Seção das Operações do Comando Distrital de Viseu, Tenente-coronel Adriano Resende; do Comandante do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, Capitão Luís Ribeiro; do Presidente da Direção e do Engenheiro Informático da ADSI  – Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento, responsável pela gestão tecnológica do sistema, respetivamente José Gomes e vicente Gonçalves.

Na ocasião, o Comandante Distrital da GNR, Coronel Vítor Jorge Assunção, salientou a importância da implementação do projeto que disse “procura que contribua para protelar, ao máximo, a institucionalização dos idosos”, pelo que, acredita, será “uma mais valia”. Terminou com um agradecimento à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, por todo o apoio demonstrado desde a primeira hora.

Rogério Abrantes corroborou a importância da implementação do projeto de teleassistência referindo que se trata de um “projeto de interesse público” pois sabemos que infelizmente ainda há idosos isolados e, desta forma, é estimulada uma maior proximidade. O edil carregalense salientou que “a Câmara Municipal estará sempre disposta a colaborar pois o que nos move é o bem-estar das populações”.

Coube depois aos responsáveis da ADSI explicar e demonstrar, de forma sucinta, como funcionará o sistema que deverá ser implementado em outubro próximo.

No âmbito do protocolo, cabe à Câmara Municipal assumir as despesas inerentes à implementação e manutenção do projeto, nomeadamente as decorrentes da aquisição dos dispositivos por utente, dos equipamentos informáticos e respetiva manutenção, desenvolvimento e atualização do portal “eGuard”, e das comunicações que vierem a ser efetuadas pela GNR no âmbito do mesmo.

O protocolo agora firmado, que vigora pelo prazo inicial de 3 anos, renovável automaticamente por períodos de um ano, reforça o trabalho conjunto que tem sido feito junto dos grupos mais vulneráveis e acresce às medidas concelhias de apoio aos setores populacionais mais fragilizados.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu