CÂMARA APOIA A PRÁTICA DESPORTIVA COM MAIS DE 900 MIL EUROS

O Presidente da Câmara e a Vereadora do Desporto assinaram, no Multiusos de Vila Chã de Sá, 29 contratos programa de desenvolvimento desportivo. Estes 29 programas de desenvolvimento desportivo, apresentados pelos clubes, traduzem-se em quase 650 mil euros em apoio financeiro direto, aos quais acresce o apoio não financeiro, assim ultrapassando os 910 mil euros.

Este apoio do Município permite o apoio à atividade física regular e

orientada de 3611 atletas federados e não federados, em quase duas dezenas de modalidades.

Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu, sublinhou “a importância desta aposta na juventude e da relação de cooperação estratégica com o movimento associativo desportivo do concelho” relembrando a dinâmica do envolvimento dos jovens no desporto no concelho, que faz com que Viseu tenha 30% de atletas federados.

O autarca aproveitou a assinatura pública para anunciar que o combate ao sedentarismo foi eleito como prioridade para o ano. E que no Plano Municipal para a Atividade Física, que irá ser apresentado no primeiro semestre deste ano, estará patente a vontade de fazer de cada viseense um cidadão mais ativo e saudável.

Durante a assinatura, os clubes e associações foram convidados a ajudar a autarquia a construir o programa de Apoio ao Movimento Associativo de 2019-2021. À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, será

feito em parceria e com a colaboração de todos. Para este triénio o combate ao Bullying no desporto será prioridade. Valorizando os clubes cujos dirigentes e técnicos participem em ações de formação nesta área, que promovam campanhas e ações juntos dos atletas e seus familiares. E garantindo que aqueles que adotem planos de valorização de ética desportiva serão valorizados.

O Presidente da Câmara de Viseu sublinhou a importância que a autarquia dá ao desporto, lembrando que na nova orgânica até se autonomizou o desporto numa divisão independente e que, no último ano, se investiu quase 3 milhões de euros naquela subsecção.

Cristina Brasete destacou “a rede desportiva e a dinâmica dos agentes que têm sido fundamentais para o fomento e a qualidade da prática desportiva, para a formação, para a inclusão social – nomeadamente de seniores e de cidadãos portadores de deficiência. Dimensões que continuarão a ser uma prioridade”.

 O autarca deixou ainda a garantia de que se vai continuar a apostar na igualde de género nas oportunidades de acesso à prática desportiva.  Entre 2015 e 2017 o numero de atletas do género feminino aumentou 13%. “Continuaremos a fazer uma diferenciação positiva nos apoios à prática dirigida ao género feminino.” Esta visão continuará também a privilegiar a prática desportiva nas freguesias periurbanas e rurais, diferenciando positivamente, também, essas zonas onde há menor oferta de prática desportiva. Passou a haver mais 35% de atletas nas freguesias periurbanas.

Almeida Henriques terminou com a certeza de que “a insuficiência económica nunca será um constrangimento no acesso ao desporto. Desde 2014 aumentámos 31% o apoio financeiro, oferecemos 7 novas modalidades apoiadas e demos mais 12% de apoio não financeiro, nomeadamente na isenção de taxas de utilização das instalações desportivas municipais.”

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia