BPI anuncia linha de 100 milhões de euros para apoiar empresas da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2)

1825
  • BPI e Associação dos Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 assinam protocolo de financiamento com condições especiais.

 

  • Rede de Agentes da EN2 inclui estabelecimentos de alojamento, de restauração, farmácias ou oficinas, empresas de animação turística, agências de viagens, entre outras empresas, que se encontram ao longo dos 35 concelhos desta rota turística.

 

O BPI, representado pelo Administrador da Banca de Empresas e Institucionais, Pedro Barreto, e a Associação dos Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2), representada pelo Presidente Luís Machado, celebraram ontem um Protocolo Comercial, através do qual a Rede de Agentes da EN2 vai beneficiar de condições comerciais especiais no acesso a uma linha de crédito com um montante global de 100 milhões de Euros. A cerimónia decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, e conta também com a presença do Presidente da Câmara de Viseu, António Henriques.

A AMREN2 anunciou recentemente a criação da “Rede de Agentes” com vista a promover o produto turístico que representa aquela via rodoviária. O protocolo com o BPI destina-se a todas essas empresas e negócios que direta ou indiretamente tenham ligação com a Rota da EN2, trazendo benefícios no apoio à atividade, através de um pacote de produtos e serviços financeiros.

Pedro Barreto elogiou o “trabalho feito pela AMREN2 e manifestou a sua satisfação com o acordo alcançado, que vai permitir às empresas da Rota EN2, muitas delas pequenos negócios, aceder a financiamento em condições vantajosas. O BPI vai continuar a apoiar os projetos e as empresas do interior e do setor do turismo em geral, com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia e acelerar a retoma da economia,” destacou o administrador do BPI.

Na rede, podem inscrever-se os estabelecimentos de alojamento, de restauração, farmácias ou oficinas, empresas de animação turística, agências de viagens, entre outras empresas, que se encontram ao longo dos 35 concelhos atravessados pela EN2. Em 2019, a Associação dos Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, venceu o Prémio Nacional de Turismo 2019, na categoria de “Projeto Público”.

O Presidente da AMREN2 destacou a importância desta parceria com o BPI, “que vai apoiar os esforços de qualificação da Rede de Agentes, preparando-os para responder às exigências dos diversos públicos, num contexto de valorização do turismo de experiência, de tradição e inovação, de qualidade e sustentabilidade. Este financiamento contribuir para fortalecer a atividade económica neste que é o maior projeto de coesão territorial em Portugal”, concluiu Luís Machado.

O Turismo é, a par da Agricultura, um dos sectores eleitos pelo BPI como prioritários, tendo o Banco criado equipas especializadas e ofertas específicas para estes segmentos. Adicionalmente, o Banco promove, anualmente, o que melhor se faz nestas áreas de negócio, através do Prémio Nacional do Turismo e do Prémio Nacional da Agricultura, ambos com o alto patrocínio do Ministério da Economia.

 

 

Foto :Luís Machado, Presidente da Associação dos Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2);  António Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu; Pedro Barreto, Administrador da Banca de Empresas e Institucionais do BPI.