Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu

Uma boneca com inteligência artificial que promete um relacionamento perfeito vai estar em palco no Teatro Viriato, em Viseu, durante uma peça-instalação que reflete sobre o abuso sexual das mulheres e a objetificação do corpo feminino.

A peça-instalação “BU!”, da artista brasileira Vanessa Garcia, foi apresentada no Brasil há dois anos e chega agora à Europa, sendo apresentada em Viseu entre quinta-feira e sábado.

“As pessoas saem sempre muito pensativas, porque chegam para o lançamento dessa boneca, que é uma boneca de sexo, uma boneca que serve para ser companheira”, tentando o homem a “descartar o modelo orgânico, separar da esposa e comprar a boneca” que não tem defeitos, contou à agência Lusa Vanessa Garcia.

Segundo a artista, a boneca de olhos expressivos, longos cabelos platinados, unhas pintadas e saltos altos que irá interpretar em palco “não reclama, não tem TPM [tensão pré-menstrual], não discute a relação” e “faz tudo” o que o homem quer.

“Também é uma crítica ao patriarcado, à forma como tentaram modelar as mulheres para pertencerem a um padrão. A boneca é uma grande ironia para tudo isso”, frisou.

Vanessa Garcia frisou que a peça é “extremamente atual”, abordando temas como “o abuso sexual infantil, a objetificação do corpo feminino e o limite ténue entre o empoderamento enquanto mulher” que, por exemplo, usa a roupa que quiser para se sentir bem, e “o lugar em que é estimulada a se hipersexualizar para gerar ‘likes’ e aceitação”.

Durante o espetáculo, haverá um relógio a contar e que, a cada oito minutos, soma mais um, numa referência ao facto de que, no Brasil, “a cada oito minutos uma mulher é estuprada ou sofre abuso sexual”.

“Quando eu fiz a pesquisa para a peça eram 11 minutos. Quando eu fiz a exposição em 2022 era a cada nove minutos, ou seja, reduziu o tempo. Agora são oito, é um dado alarmante”, frisou.

Foi com esta peça-instalação que Vanessa Garcia se curou de abusos que sofreu ao longo da vida, primeiro na infância e depois já na vida profissional, e que não conseguia revelar por se sentir culpada.

“Há uma cena na peça em que a boneca diz ‘eu tenho oito anos e vou contar tudo o que aconteceu, do jeitinho que aconteceu nos mínimos detalhes’”, avançou a artista à Lusa.

A peça-instalação acontecerá num cenário digital e interativo, misturando teatro, dança, performance, música, artes visuais, projeções, realidade aumentada e tecnologia.

Vanessa Garcia explicou que facilmente a peça poderá ser apresentada em países em que não se fale português, por ser muito tecnologia e adaptável.

“O público acompanha a boneca a ser montada. É um chão de fábrica, eu sou a boneca e o André Reis, além de estar a operar o ‘videomapping’ e som, é o programador da boneca”, contou.

O Teatro Viriato será o responsável pela difusão europeia da peça-instalação “BU!”, que se destina a maiores de 18 anos.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis
4
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre fecho de urgências pediátricas em Viseu

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Académico_de_Viseu
Eventos_CMM
Rossio Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu