A Biblioteca Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, está a ser objeto de diversas intervenções, que “são as primeiras obras de requalificação desde que foi inaugurada, há duas décadas”, anunciou a Câmara daquela vila.
As obras incluem, designadamente, “trabalhos de fundo que envolvem limpeza de paredes, pintura da fachada e restauro das portas centenárias”, afirma a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
O presidente da autarquia, o socialista Paulo Figueiredo, refere, numa nota de imprensa, que as obras, que totalizam “um valor de 70 mil euros”, são “um investimento num importante polo de cultura do concelho, que tinha de avançar rapidamente”.
“O edifício da biblioteca municipal (antiga Casa dos Guedes), de construção setecentista (finais), conserva hoje a estrutura arquitetónica da época e a sua fachada é uma das mais belas da vila”, descreve o documento.
No seu interior, continua a nota de imprensa, “hoje repleto de livros de consulta pública, existem dois tetos pintados e bem conservados, que, se não são os únicos, são pelo menos os melhores da região”.