Beirões ligados a frança

2014

Na terça-feira 6 de agosto de 2019, decorreu a ASSEMBLEIA GERAL da Associação BEIRÕES LIGADOS A FRANÇA na sua sede (antiga escola primária de Vila da Ribeira, Sátão), contando com cerca de 130 presentes sendo a maioria sócios, que nesse dia já ultrapassavam o número de 360, e a presença do Pr. Paulo Santos, Presidente da Câmara de Sátão, do Dr. Alexandre Vaz, Vice-Presidente da mesma Câmara, da Dra. Delfina Gomes, Vice-Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, e do Pr. José Luis Vaz, Presidente da Junta de Freguesia de Ferreira d’Aves.

 

Foram apresentadas as contas de 2018, cuja conta de resultado das actividades realizadas durante o exercicio presenta um saldo positivo e o saldo do balanço do ano de 2018 continua confortável com disponibilidades para a realização dos próximos projectos de actividades. Tinhamos previsto a realização dum novo concurso escolar, que não pudémos realizar e nos propômos de lançar no próximo ano lectivo 2019-2020.

 

Foram relembradas as actividades de 2018 realizadas depois da ultima assembleia no dia 14 de agosto e apresentadas as do ano 2019 até à data da assembleia :

 

  1. No dia 21 de Agosto de 2018, foi organizada uma viagem a Coimbra com o seguinte programa, com 33 participantes : Visitas guiadas na universidade de Coimbra à Biblioteca Joanina, seguindo-se o Palácio Real e a Capela de S. Miguel. Continuação da visita pela Sé VelhA e ao Mosteiro de Santa Cruz . Depois do almoço no Solar do Bacalhau, visita guiada do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e ao meio da tarde visita livre à Quinta das Lágrimas, e para finalizar a visita do Portugal dos PequeniNos. Depois duma refeição rápida na Mealhada, regresso a Sátão.

 

 

  1. Até ao final de 2018, tencionava-se lançar outro concurso escolar , o terceiro, junto dos agrupamentos escolares de Sátao e Vila Nova de Paiva e da escola Piaget de Viseu. No entanto não tivèmos a oportunidade de lançar o concurso durante o ano letivo 2018-2019, sobretudo devido à partida para longe do concelho da Professora Olga Lopes, que tem elaborado o programa do concurso e coordenado o seu acompanhamento e sua execução. O projeto vai ser posto de novo em prática no próximo ano letivo.

 

Relembramos o interesse da associação em empreender regularmente este tipo de concursos escolares, de maneira a valorizar junto dos alunos a Emigração como uma página da Historia contemporânea de Portugal, até que possa ser um dia integrada no programa do ensino nas escolas.

 

  1. No dominío da defesa dos direitos dos Emigrantes, a associação tem tentado fazer entender junto do governo por intermédio dos nossos eleitos alguns aspectos que afetam o regresso dos reformados portugueses a Portugal e que diz respeito à escolha da residência fiscal em Portugal, que pode ocasionar pagamento ou aumento importante do IRS com relação ao imposto pago em França, devido à diferença de escalões entre um país e o outro, o que afeta drásticamente o seu nível de vida.

 

O reformado português também pode beneficiar em Portugal da medida de isençao de imposto para os reformados estrangeiros durante dez anos se provar o seu estatuto de residente não habitual, mas por falta de informação ou por complicação em evidenciar este estatuto, raros emigrantes obtêm tal isenção. E ao fim dos 10 anos o problema torna a aparecer.

Requer-se que se desenvolva um importante programa de informação e de apoio aos emigrantes no país onde residem antes de regressar a Portugal que possa responder a todas as problemáticas que deverá enfrentar ao escolher tornar-se residente em Portugal : sobre a imposição dos emigrantes reformados que regressam a Portugal, mas sobretudo a harmonização do IRS para que seja conforme ao imposto no país onde ganhou a reforma, assim como alerta sobre outros assuntos, como a legalizaço dum carro em Portugal, a troca da carta de condução francesa, a confusão de conduzir um carro português com carta de condução francesa e vice-versa, assim como a troca da segurança social francesa pela segurança social portuguesa, a cujo funcionamento não estam habituados.

Já tinhamos interrogados os candidatos às eleiçoes legislativas em 2015  e desde essa publicação temos recibido muitos emails de emigrantes que tencionam tornar a viver rem Portugal e temos explicado e alertado sobre estas situações. Vamos de novo publicar o nosso apelo para as próximas legislativas.

 

O Governo tomou varias medidas a beneficio dos emigrantes, nomeadamente a inscrição sistemática nos cadernos eleitorais nos consulados, o que fez passar os recenseados de 300.000 para 1.500.000, a nacionalidade portuguesa concedida a netos de emigrantes, o programa regressar para apoio do retorno dos emigrantes mais recentes, a ativação de 157 gabinetes de apoio ao emigrante, etc… mas os assuntos relativos aos emigrantes reformados ainda continuam pouco dinamizados e requer-se sobretudo uma grande campanha de informação sobre a problemática da residência do emigrante reformado em Portugal.

 

  1. No sábado 13 de julho 2019 na cidade do Porto, a Associação esteve presente com dois participantes, o Adelino Lopes e Emilia Ribeiro, no 1° Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa, em presença do Governo Português, Presidente da Républica, Primeiro Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Secretário de Estado às Comunidades, etc…

 

Tornou-se evidente que a Emigração foi um tema que inspirou todos os conferencistas : O Primeiro Ministro Antonio Costa sublinhou que são 10 milhões de portugueses residentes no território nacional, e mais de 6 milhões espalhados por 176 países sobre os 193 reconhecidos pelas Nações Unidas.

 

O Sr. Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, ele próprio filho de emigrantes para o Brazil, cujos filhos e netos residem entre o Brazil e a China, salientou que a diáspora portuguesa é feita de várias vagas de emigração desde séculos, mais forte a partir du fim do século 19 para as Américas, depois na segunda metade do século 20 para a Europa, e recentemente nos anos 2000 por razões profissionais, e por isso é um desafio complicado de gerir a mudança acelerada dos problemas dos milhões de portugueses fora de Portugal, e afirmou que a emigração é uma preocupação nacional porque representa um valor incalculável para o país. E citou “o recenseamento auomatico permite o voto a 1,432 milhões de emigrantes nas próximas eleições, e que têm uma arma, no bom sentido do termo, para afirmar a sua voz, por isso, utilizem-na.

 

 

 

 

 

José Luis Carneiro, Secretario de Estado às Comunidades Portuguesas, sublinhou três indicadores sobre a economia: as exportações, que “crescem mais onde há Comunidades portuguesas”, as importações nacionais, que “crescem mais a partir das Comunidades portuguesas” e o turismo, do qual “25% tem ascendentes portugueses”. “Isto mostra que as Comunidades portuguesas são o grande alicerce de internacionalização e inserção do país na vida global e na criação de valor à escala global.

 

É evidente que o poder politico dos emigrantes é maior com o aumento dos recenseados, por isso há que servir-se disso e haver maior afluência às urnas, no entanto enquanto são 250 deputados a representar o território nacional, apenas são 4 a representar os emigrantes, 2 pelo circulo da Europa e 2 no resto do Mundo, e a defesa dos interesses dos emigrantes é forçosamente limitada e vamos mais uma vez lutar para conseguir o respeito de mais um direito dos emigrantes que é uma maior representividade na Assembleia da Républica.

 

Foram anunciadas as actividades para o final de 2018 e para o ano 2019 :

 

  1. Na Terça-feira 13 de agosto foi organizado um Cruzeiro no rio DOURO Régua-Porto e visita livre do PORTO para 89 participantes com o segunte programa :

Saida de Sátão ou Vila Nova de Paiva às 8h00 para Peso da Régua

  • Às 10:00h embarque no Cais da Régua,
  • Cruzeiro no rio Douro, descida Régua-Porto, com almoço servido a bordo
  • Navegação até à cidade do Porto, passando pelas Barragens do Carrapatelo e Crestuma-Lever, chegada ao Porto pelas 17h30, desembarque no Cais da Ribeira
  • Visita libre de Vila Nova Gaia e Porto
  • Jantar num restaurante tipico

Regresso a Sátão ou Vila Nova pelas 24h00

 

 

  1. No inicio do proximo ano letivo 2019-2020 tencionamos lançar o próximo concurso destinado aos alunos do ensino primário e secundário das escolas de Sátão e Vila Nova de Paiva. Desta vez, a ideia será de salientar a expansão das comunidades portuguesas e consequentemente da lingua portuguesa no mundo, sendo o tema do concurso «  A difusÃo da lingua portuguesa influenciada pelos portugueses espalhados pelo mundo Fora”

 

  1. Em 2020, será organizada uma excursão de um dia fora da época de Agosto, concerteza mais uma vez no domingo a seguir à Páscua, assim como habitualmente em Agosto de 2020, vamos de novo propôr uma excursão de um ou dois dias, ambas com destinos a definir.

 

  1. A Assembleia Geral no mês de Agosto de 2020 será a ocasião de festejar o 10° aniversário da Associação, que embora tenha sido criada no fim de 2009, as suas actividades só começaram na realidade a partir de 2010. Será igualmente oportuno de propôr a renovação dos orgãos diretivos da Associação, apelamos os interessados para manterem-se ou juntarem-se à equipa actual.

 

  1. E continuamos a nossa implicação nas geminações de Vila Nova de Paiva com Orsay e de Sátão com Les Ulis. Uma delegação de Orsay visitou Vila Nova de Paiva no fim da semana, e pudémos acompanhá-los durante algumas visitas pela região.

 

 

 

 

A palavra foi dada aos eleitos presentes : José Luiz Vaz salientou que os emigrantes são agora trabalhadores comunitários, que contribuem para darem vida às suas aldeais natais da freguesia, sobretudo durante os meses de Verão ; Delfina Gomes informou que a Câmara de Vila Nova está ao dispôr par ajudar os emigrantes a minimizar as suas dificuldades, e desejou que disfrutem do que Portugal tem de melhor ; Paulo Santos sublinhou que a Câmara de Sátão dispõe dum Gabinete de Ajuda ao Emigrante que é o 9° do país a nivel de afluência e eficácia, e que os emigrantes podem contar com o seu empenho, que a Associaçao efetua uma obra ativa na defesa da imagem da Emigração e dos seus interesses, e anunciou a instalação próxima de aparelhos de manutenção fisica no jardim da sede da associação, aberto ao público.

 

A seguir à ASSEMBLEIA GERAL foi servido um jantar de especialidades da gastronomia francesa (sopa de champagne, quiches e folhados, coq au vin, flan patissier parisien) seguido dum baile animado pelo grupo SIGMA ( Duas Igrejas).

 

Emilia Ribeiro

Setembro 2019