Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas visita centros de saúde do distrito de Viseu

229

bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, vai estar segunda e terça-feira no distrito de Viseu para uma visita a três centros de saúde.

A visita insere-se no roteiro ‘Medicina Dentária no SNS’ que o bastonário vai realizar até quinta-feira, e que prevê visitas a várias unidades das cinco Administrações Regionais de Saúde do País para ver as condições de trabalho dos médicos dentistas no SNS.

No distrito de Viseu, o programa começa esta segunda-feira, dia 11, às 16h00, no Centro de Saúde de Lamego, do ACES Douro Sul, sendo que o bastonário será acompanhado na visita pela diretora executiva do ACES Douro SulAlbertina Adrega Cardoso.

Ainda na segunda-feira, dia 11, o roteiro prossegue no Centro de Saúde de Armamar, a partir das 17h00.

Na terça-feiradia 12, o roteiro ‘Medicina Dentária no SNS’ vai estar na cidade de Viseu, a partir das 09h30, em visita ao Centro de Saúde Viseu 3 do ACES do Dão-Lafões. A visita do bastonário da OMD será acompanhada pela presidente da Câmara Conceição Azevedo, pela vereadora Ermelinda Afonso, bem como pela presidente do conselho clínico e de saúde do ACES Dão Lafões, Rita Figueiredo.

Na base deste roteiro está o projeto ‘Saúde Oral para todos’, lançado pelo Governo em 2018 e que previa a inclusão de consultas de medicina dentária em, pelo menos, um centro de saúde em cada ACE (agrupamento de centros de saúde) até 2019. Um plano que está longe de ser cumprido.

O bastonário da OMD quer avaliar no terreno os avanços alcançados e recolher informações sobre o que ainda falta fazer para garantir consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários garantidos a todos os portugueses.

Miguel Pavão vai também avaliar as condições de trabalho dos médicos dentistas que colaboram em gabinetes de saúde oral espalhados pelas cinco administrações regionais de saúde, bem como as carências existentes a nível nacional.