Autoridades monitorizam movimento na fronteira de Vilar Formoso

As autoridades policiais e de saúde iniciaram ontem a monitorização do movimento de entradas em Portugal pela fronteira terrestre de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, devido à pandemia de Covid-19.

Na principal fronteira terrestre do país estiveram durante a tarde elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o capitão Tiago Fernandes, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Vilar Formoso, aquela força policial está a “monitorizar o fluxo de trânsito transfronteiriço” por observação direta, “no sentido de perceber se há algum fluxo de trânsito anormal”.

“A monitorização, neste momento, está a ser feita por observação direta através da verificação das viaturas que passam, eventualmente da verificação da chapa de matrícula, que nos permite saber qual é que é a origem dessa viatura”, explicou.

Além das ações pontuais, a GNR poderá fazer abordagens individuais, mas de acordo com as recomendações da DGS “o contacto entre pessoas deve ser diminuído e reduzido ao que é realmente necessário e essencial”, referiu.

Tiago Fernandes disse aos jornalistas que o movimento na fronteira de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, registou hoje “um fluxo de trânsito reduzido e possivelmente local, que é o que acontece e aconteceria em qualquer sábado nesta época”.

Os militares da GNR têm sido abordados por estrangeiros que questionam sobre eventuais impedimentos no país vizinho ou para outros países europeus e “sobre medidas que possam vir a ser implementadas no futuro”, contou.

O Delegado Regional do SEF na Guarda, Acácio Pereira, declarou aos jornalistas que os “controlos pontuais nas fronteiras” têm como objetivo “perceber de onde as pessoas vêm, para onde vão e quanto tempo vão ficar em território nacional”.

“Pretende-se também fazer passar a ideia de quem devem cumprir os planos de contingência e as determinações de ambos os Estados [o de origem e o de destino]. E pretende-se também que cada um seja um agente de proteção e que contribua para não disseminar este problema que nós estamos hoje a viver”, explicou.

Durante a ação, a Delegada de Saúde Coordenadora na Guarda, Ana Isabel Viseu, indicou que a presença das autoridades na fronteira de Vilar Formoso tem em vista a cooperação para combater o Covid-19.

As autoridades pretendem informar os estrangeiros sobre medidas a tomar para evitar a transmissão da doença e alertar as pessoas para “se tiverem sintomas que não se devem dirigir diretamente aos serviços de saúde”, mas sim ligar para a linha Saúde 24, para depois serem devidamente encaminhadas.

Ana Isabel Viseu explicou que nas ações fronteiriças “não será suposto” realizar abordagens diretas das pessoas, mas “a grande aposta” é contribuir para que “estejam informadas” sobre a doença.

“Não é suposto que os agentes da autoridade mandem parar [carros], vão inquirir diretamente, correndo o risco de se poderem contaminar”, referiu a responsável, indicando que a informação a disponibilizar deve ser por panfletos e ‘placards’, entre outros meios.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia