Autárquicas: Manuela Antunes (BE) quer “equilibrar forças” em Viseu

A professora Manuela Antunes encabeça a lista do BE à Câmara de Viseu com a intenção de “equilibrar forças”, contrariando maiorias absolutas que considera que prejudicam a democracia, a representatividade das causas e as respostas às necessidades dos munícipes.

“Esta candidatura não pretende ser apenas mais uma”, garantiu ontem a professora de Educação Física, de 54 anos, que, enquanto “feminista, sindicalista e encartada do BE”, encara este desafio autárquico como “um processo normal e natural de luta e ativismo” que sempre esteve presente na sua vida.

Segundo Manuela Antunes, “num cenário de proliferação de candidaturas de direita”, a candidatura do Bloco de Esquerda (BE) “está empenhada em conseguir ser a terceira força política no concelho de Viseu”.

É seu objetivo “combater os novos extremismos que se apresentam nestas eleições e travar mais uma maioria absoluta do conservadorismo do passado ou de novos conservadorismos”.

“Queremos fazer parte dos órgãos para que nos propomos e participar ativamente no desenvolvimento do nosso concelho, um concelho mais justo, mais ecológico, mais plural, mais inclusivo, onde as pessoas estejam sempre em primeiro lugar”, afirmou a candidata, convidando os viseenses a participarem na elaboração do programa autárquico.

Manuela Antunes avançou que o BE não abdica de questões como a tarifa social automática da água, uma requalificação urbanística que promova o acesso à habitação com custos controlados e acessíveis e o fim da precariedade laboral dentro dos serviços camarários.

“Acabar com as más práticas ambientais fiscalizando as práticas empresariais e promover práticas verdes, acabar com o uso de glifosato” e declarar “tolerância zero à discriminação, xenofobia, racismo, violência doméstica” e à pobreza são outros objetivos.

O BE promete ainda trabalhar na promoção de um “Plano LGBTIQ+ municipal” e de uma cultura que seja “parte integrante da democracia, com a valorização dos equipamentos culturais”, de forma criar uma rede de serviços para o acesso universal ao património e às artes.

Manuela Antunes apontou ainda como prioridades “desenvolver mecanismos que garantam a democratização do acesso ao desporto, combater a indignidade e a solidão das pessoas mais velhas”, promover a criação de creches e berçários geridas pelo município e incentivar o apoio aos comerciantes, às micro e pequenas empresas e às empresas familiares locais.

“Assumiremos uma postura fiscalizadora na garantia de que os interesses das populações prevalecem, sempre, na ação do executivo municipal”, sublinhou a candidata, avisando que o BE é uma “voz combativa que não se rende a subserviências”.

Professora de Educação Física há 31 anos na Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, a candidata bloquista tem como paixões o desporto e o teatro.

Foi candidata nas eleições europeias de 2014 e candidata à Câmara de Viseu nas autárquicas de 2013. Atualmente, integra a comissão coordenadora concelhia de Viseu do BE e é deputada na Assembleia de Freguesia de Viseu.

No concelho de Viseu, foram também já anunciadas as candidaturas de Fernando Ruas (PSD), João Azevedo (PS), Francisco Almeida (CDU), Pedro Calheiros (Chega) e Fernando Figueiredo (Iniciativa Liberal).

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD conseguiu 51,74% dos votos (seis mandatos) e o PS 26,46% (três mandatos). O BE foi a quarta força política mais votada, com 4,79% dos votos.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu