Autarca de Vouzela pede compensação para manchas florestais junto a ecopistas

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, defendeu uma compensação para os proprietários que preservam as manchas florestais junto às ecopistas do Vouga e do Dão, que são uma mais-valia turística e paisagística destes corredores.

Rui Ladeira falava em Viseu, no local onde a Ecopista do Vouga – que tem 65 quilómetros e foi hoje inaugurada – se liga à Ecopista do Dão, existente desde 2011.

Depois da inauguração da Ecopista do Vouga, que atravessa os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades e representa um investimento superior a 4,1 milhões de euros, será possível percorrer, a pé ou de bicicleta, 115 quilómetros ininterruptamente.

Durante o seu discurso, Rui Ladeira lembrou que “foi aprovada em Conselho de Ministros a compensação dos serviços dos ecossistemas por causa da descarbonização”.

“Estes corredores das ecopistas são um exemplo objetivo daquilo que é a preservação da mancha que não ardeu, por exemplo, nos incêndios de 2017”, frisou.

Nesse âmbito, defendeu que é preciso “haver uma compensação para que estas manchas não sejam cortadas”.

Na cerimónia estava a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que respondeu ao autarca que “o pagamento dos serviços do ecossistema é possível se constituírem uma área integrada de gestão da paisagem”.

“Isso obriga a trabalharem em conjunto e a trazerem os investidores privados. Estamos a falar de território de minifúndio, mas é importante mostrar-lhes a vantagem, porque podem estar sossegadinhos e alguém está a cuidar do rendimento das suas propriedades”, explicou.

A governante deixou o repto de, juntamente com a Direção-Geral do Território e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “trabalharem numa área integrada de gestão da paisagem, que depois permite o pagamento dos serviços do ecossistema”.

“Não é fácil construir as áreas integradas de gestão da paisagem, mas têm verbas, permitem ter equipas profissionais. Os nossos serviços estão à vossa disposição e permite não só o pagamento dos serviços do ecossistema como trabalharmos novas fontes de receita para o território através dos títulos do carbono”, sublinhou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
4
Viseu Feira São Mateus
Câmara de Viseu quer criar Rota do Cardeal

Artigos relacionados

image001 (8)
Aristides de Sousa Mendes
pexels-jean-balzan-210755-682082
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social