Autarca de Vouzela pede compensação para manchas florestais junto a ecopistas

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, defendeu uma compensação para os proprietários que preservam as manchas florestais junto às ecopistas do Vouga e do Dão, que são uma mais-valia turística e paisagística destes corredores.

Rui Ladeira falava em Viseu, no local onde a Ecopista do Vouga – que tem 65 quilómetros e foi hoje inaugurada – se liga à Ecopista do Dão, existente desde 2011.

Depois da inauguração da Ecopista do Vouga, que atravessa os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades e representa um investimento superior a 4,1 milhões de euros, será possível percorrer, a pé ou de bicicleta, 115 quilómetros ininterruptamente.

Durante o seu discurso, Rui Ladeira lembrou que “foi aprovada em Conselho de Ministros a compensação dos serviços dos ecossistemas por causa da descarbonização”.

“Estes corredores das ecopistas são um exemplo objetivo daquilo que é a preservação da mancha que não ardeu, por exemplo, nos incêndios de 2017”, frisou.

Nesse âmbito, defendeu que é preciso “haver uma compensação para que estas manchas não sejam cortadas”.

Na cerimónia estava a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que respondeu ao autarca que “o pagamento dos serviços do ecossistema é possível se constituírem uma área integrada de gestão da paisagem”.

“Isso obriga a trabalharem em conjunto e a trazerem os investidores privados. Estamos a falar de território de minifúndio, mas é importante mostrar-lhes a vantagem, porque podem estar sossegadinhos e alguém está a cuidar do rendimento das suas propriedades”, explicou.

A governante deixou o repto de, juntamente com a Direção-Geral do Território e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “trabalharem numa área integrada de gestão da paisagem, que depois permite o pagamento dos serviços do ecossistema”.

“Não é fácil construir as áreas integradas de gestão da paisagem, mas têm verbas, permitem ter equipas profissionais. Os nossos serviços estão à vossa disposição e permite não só o pagamento dos serviços do ecossistema como trabalharmos novas fontes de receita para o território através dos títulos do carbono”, sublinhou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu