Aumento do número de casos de COVID no concelho obriga a alterações no acesso ao Campo de Viriato

Desde o dia 6 de agosto, a taxa de incidência em Viseu duplicou, passando de 223 para 452 casos por 100 mil habitantes

 

A evolução da situação pandémica no país e, em especial, na região, resultou na implementação, este fim-de-semana de novas medidas e controlo de acessos no Campo de Viriato, em estrito cumprimento com as orientações e regras determinadas pela autoridade de saúde local. O aumento do número de casos de COVID-19 no concelho, que duplicou desde 6 de agosto, obrigou a um maior controlo da lotação do espaço, que visa reduzir o risco de contágio.

As medidas ditadas no parecer da autoridade de saúde foram comunicadas e discutidas na passada sexta-feira com todos os operadores, em diferentes reuniões, no sentido de esclarecer todas as dúvidas e minorar o impacto das mesmas. Apesar dos inevitáveis constrangimentos, a organização, os operadores e as autoridades competentes entendem que a saúde dos viseenses e visitantes está em primeiro lugar.

Com efeito, a iniciativa “Verão na Cidade-Jardim” está, desde o primeiro minuto, condicionada pela evolução da pandemia no concelho, pelo que é alvo de uma monitorização constante por parte da autoridade de saúde local, em estreita articulação com o Município de Viseu e a organização. As condições de funcionamento das diferentes atividades têm vindo a sofrer ajustes de acordo com a evolução da situação e com o número de casos de COVID-19 na região, que têm vindo a aumentar nos últimos dias. Aliás, o mesmo aconteceu nas primeiras semanas do “Verão na Cidade-Jardim”, quando foi necessário adiar e cancelar alguns eventos, e continuará a acontecer sempre que a situação o exija.

Assim, desde o passado sábado, dia 28 de agosto, o Campo de Viriato, enquanto espaço da programação da iniciativa “Verão na Cidade-Jardim”, passou a ter todo o recinto vedado e fechado. Foram também implementadas novas medidas no que respeita à lotação e controlo de acessos nas várias entradas, entre as 12 e as 02 horas. Saliente-se que estas normas complementares visam a prevenção e mitigação do risco de contágio de COVID-19, conforme determinado pela autoridade de saúde local.

Todos os visitantes do Campo de Viriato devem agora apresentar um dos seguintes documentos:

  • Um Certificado Digital COVID válido;
  • um teste rápido antigénio, verificado por uma entidade certificada, nas 48 horas anteriores; um teste PCR, nas 72 horas anteriores; ou um teste rápido antigénio, na modalidade de autoteste (este ou realizado 24 horas antes, na presença de um profissional de saúde ou farmacêutico que certifique a realização do mesmo e do respetivo resultado; ou no próprio dia e local, com a supervisão dos responsáveis), qualquer um deles [testes] com resultado negativo.

As crianças até aos 12 anos de idade estão dispensadas da apresentação dos referidos documentos. A lotação do Campo de Viriato passa a estar também fixada num número máximo de 4727 pessoas no seu interior. Uma vez dentro do recinto, os visitantes estarão sujeitos às medidas específicas de lotação e segurança de cada um dos espaços, nomeadamente na plateia reservada para os espetáculos, na área das diversões ou nos espaços dedicados à comida e restauração

No que respeita às entradas para o Campo de Viriato, existem agora cinco e estão localizadas nos seguintes pontos: a Porta de Viriato (Avenida da Bélgica, junto ao café Paris), a Porta de São Mateus (Avenida Emídio Navarro), a Porta do Sol Posto (Rua Padre Costa) e as entradas pela Rua Ponte de Pau (Forum Viseu) e junto à Pensão Viriato (estação do Funicular).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia