Auditoria às contas da Câmara de Lamego revela passivo de 80 milhões

 

O passivo do Município de Lamego ascendeu a 79 milhões e 481 mil euros, em outubro de 2017, indica o relatório da auditoria externa efetuada pela empresa KPMG, às contas da autarquia e que foi apresentado em reunião de câmara e em sessão da Assembleia Municipal durante esta semana. O aumento da dívida resultou, sobretudo, do processo de internalização da empresa “Lamego Renova”, em 2016, que registava um passivo de 81 milhões e da internalização da empresa “Lamego ConVida” que apresentava um passivo de 62 milhões de euros. “A situação real é grave. Esta análise confirma que a coligação “Todos Juntos por Lamego”, suportada pelo PSD e CDS/PP e que governou a Câmara Municipal de Lamego durante 12 anos, constituiu uma gestão errática e irresponsável, desbaratando recursos públicos de forma pouco transparente, pondo em causa a sustentabilidade financeira do Município”, destaca o Presidente Ângelo Moura, acrescentando que esta auditoria externa representa o cumprimento de uma promessa eleitoral firmada pelo atual executivo.
A auditoria efetuada pela empresa KPMG teve como objetivos fundamentais realizar uma análise rigorosa e factual da evolução da situação financeira, desde janeiro de 2014 a outubro de 2017. O documento refere uma gestão orçamental desequilibrada. Detalha ainda as despesas de representação realizadas naquele período, em termos de artigos de oferta, deslocações, estadias e ajudas de custo. Na área da contratação pública, destaca, em 2016, o facto de 43 por cento da faturação ter data anterior à data do cabimento registado, chegando a registar-se um desfasamento de 139 dias. A juntar a isto, identifica despesas no valor de 186 mil e 903 euros, sem que tivesse ocorrido qualquer nota de encomenda ou requisição externa devidamente autorizada. “Estes factos vão de encontro àquilo que sempre afirmei durante os últimos anos, como líder da bancada socialista na Assembleia Municipal”, defende Ângelo Moura.
O Município de Lamego vai remeter agora o relatório da auditoria externa para as entidades competentes, nomeadamente o Tribunal de Contas, a Inspeção-Geral de Finanças e o Ministério Público.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela