Assembleia Municipal de Viseu exige urgência nas obras do IP3

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, uma moção exigindo urgência na execução das obras e duplicação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre aquela cidade e Coimbra.

A Assembleia Municipal de Viseu, reunida em 20 de dezembro de 2021, deliberou “manifestar ao Governo a exigência” para que “as obras de requalificação e duplicação do IP3 tenham caráter de urgência, tendo em conta o elevado grau de sinistralidade da via, fundamental para a região, sem que existam alternativas viáveis”, afirma a moção.

O documento, apresentada pela única representante do Bloco de Esquerda (BE) naquele órgão autárquico, Carolina Gomes, aprovado por unanimidade, também exige “a salvaguarda da existência de bermas de segurança, que permitam a circulação de veículos de emergência nos locais com apenas uma via”, naquela estrada.

Quase 30 anos depois da inauguração, “finalmente avançaram as obras de requalificação e duplicação do IP3 que, neste momento, segundo as últimas notícias, decorrem com um atraso de dois anos” – inicialmente estava previsto terminarem em 2024, agora a sua conclusão é apontada para 2026.

As datas foram apresentadas pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e também presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, após uma reunião com o vice-presidente e uma equipa técnica das Infraestruturas de Portugal (IP).

“Importa ressalvar que esta via é absolutamente essencial para a mobilidade na região de Viseu, não existindo qualquer alternativa viável”, sublinha a moção.

O documento destaca ainda o “grande estado de degradação” da via, o seu perfil e a “inexistência de bermas de segurança em vários pontos”, assim como “a inação de consecutivos governos, com inúmeras moções a exigir a requalificação do IP3” aprovadas na Assembleia Municipal de Viseu e, por iniciativa de diversos partidos.

“Uma petição promovida pelo Movimento pela Requalificação Completa e Adequada do IP3, de diversas associações empresariais da região Viseu Dão Lafões, reuniu mais de 18 mil assinaturas”, lembra o documento, salientando que “o atual governo apresentou o compromisso de requalificar o IP3”.

O projeto do Governo “passa pela duplicação desta via em 85% do seu percurso entre Viseu e Coimbra, ou seja, em perfil de autoestrada, sem portagens, ficando com três vias (2+1) em 12% do trajeto e apenas duas vias (1+1) em 3% do percurso”, conclui o documento.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu