Assembleia Municipal de Viseu exige urgência nas obras do IP3

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, uma moção exigindo urgência na execução das obras e duplicação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre aquela cidade e Coimbra.

A Assembleia Municipal de Viseu, reunida em 20 de dezembro de 2021, deliberou “manifestar ao Governo a exigência” para que “as obras de requalificação e duplicação do IP3 tenham caráter de urgência, tendo em conta o elevado grau de sinistralidade da via, fundamental para a região, sem que existam alternativas viáveis”, afirma a moção.

O documento, apresentada pela única representante do Bloco de Esquerda (BE) naquele órgão autárquico, Carolina Gomes, aprovado por unanimidade, também exige “a salvaguarda da existência de bermas de segurança, que permitam a circulação de veículos de emergência nos locais com apenas uma via”, naquela estrada.

Quase 30 anos depois da inauguração, “finalmente avançaram as obras de requalificação e duplicação do IP3 que, neste momento, segundo as últimas notícias, decorrem com um atraso de dois anos” – inicialmente estava previsto terminarem em 2024, agora a sua conclusão é apontada para 2026.

As datas foram apresentadas pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e também presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, após uma reunião com o vice-presidente e uma equipa técnica das Infraestruturas de Portugal (IP).

“Importa ressalvar que esta via é absolutamente essencial para a mobilidade na região de Viseu, não existindo qualquer alternativa viável”, sublinha a moção.

O documento destaca ainda o “grande estado de degradação” da via, o seu perfil e a “inexistência de bermas de segurança em vários pontos”, assim como “a inação de consecutivos governos, com inúmeras moções a exigir a requalificação do IP3” aprovadas na Assembleia Municipal de Viseu e, por iniciativa de diversos partidos.

“Uma petição promovida pelo Movimento pela Requalificação Completa e Adequada do IP3, de diversas associações empresariais da região Viseu Dão Lafões, reuniu mais de 18 mil assinaturas”, lembra o documento, salientando que “o atual governo apresentou o compromisso de requalificar o IP3”.

O projeto do Governo “passa pela duplicação desta via em 85% do seu percurso entre Viseu e Coimbra, ou seja, em perfil de autoestrada, sem portagens, ficando com três vias (2+1) em 12% do trajeto e apenas duas vias (1+1) em 3% do percurso”, conclui o documento.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

Press 54
tondela
FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde