Assembleia Municipal de Mangualde aprovou Orçamento para 2023

684

Ontem, dia 27 de dezembro, a Assembleia Municipal de Mangualde aprovou o Orçamento para 2023, no valor global de 34 973 473,00 euros. O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2023 já haviam sido aprovados em reunião de Câmara, no passado dia 28 de novembro, por maioria, e representam um dos maiores orçamentos da última década. “O orçamento de 2023 da Câmara Municipal de Mangualde prevê um investimento de quase 16 milhões de euros e define claramente uma orientação estratégica para o próximo quadriénio”, começa por destacar Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

O Orçamento dá prioridade aos investimentos que se enquadram no atual quadro comunitário e que se encontram em execução, bem como à preparação e iniciação de um novo ciclo de financiamento, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030. Marco Almeida sublinha ainda que este orçamento “procura dar resposta aos grandes desafios que a sociedade atravessa, apoiando as famílias e os mangualdenses mais desfavorecidos, reforçando o investimento na vertente social e reduzindo impostos municipais”. É ainda um orçamento que reforça investimentos em eixos estratégicos como a sustentabilidade, a modernização administrativa, a competitividade e a eficiência energética”.

 

IMI VAI BAIXAR PARA VALORES MÍNIMOS

“As famílias, as pessoas, o bem-estar da nossa comunidade é e sempre será uma das nossas prioridades” – Marco Almeida

Em 2023, o IMI vai ser reduzido para seu valor mínimo de 0,3%. “Com esta redução há um desagravamento fiscal para as famílias mangualdenses num ano de 2023 que se avizinha de grande dificuldade. As famílias, as pessoas, o bem-estar da nossa comunidade é e sempre será uma das nossas prioridades” – afirma Marco Almeida.

 

ORÇAMENTO 2023 E SEUS EIXOS ESTRATÉGICOS PRIORITÁRIOS

Os eixos estratégicos prioritários são investimentos sustentáveis nas áreas da inovação, sustentabilidade dos recursos naturais (ciclo da água, proteção do ambiente, gestão dos recursos naturais e prevenção de riscos), o fortalecimento da qualidade de vida, a coesão social e territorial (transição digital, apoio às comunidades desfavorecidas, apoio social, recursos endógenos, entre outros).

Face à atual conjuntura macroeconómica desfavorável, o orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2023 estão também preparados para dar uma resposta eficaz à estratégia local de habitação, bem como a investimentos relacionados com a eficiência energética.