A área dedicada para avaliação de doentes com suspeita de Covid-19, que serve os concelhos de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão, entrou em funcionamento há quase dois meses e tem, felizmente, vindo a registar uma atividade cada vez mais reduzida.
Esta valência está a funcionar no Pavilhão E da Escola Secundária de Tondela, atualmente entre as 14:00 e as 19:00, sendo ponderada em breve uma nova reorganização do atendimento.
O que se pretende é adequar a resposta àquela que tem sido a evolução epidemiológica da pandemia, em linha com o definido no despacho da ministra da Saúde, que determina a reorganização dos serviços de saúde, as equipas de saúde passam a estar mais disponíveis para responder às necessidades de saúde dos seus utentes. As unidades de saúde vão continuar a privilegiar o atendimento não presencial, estando a atividade presencial dependente de um agendamento por hora marcada, ainda de acordo com o mesmo despacho.
Logo que estejam reunidas todas as condições de segurança para profissionais e utentes, serão reabertas as extensões de saúde do Caramulo, Molelos e Lajeosa do Dão.
Recorde-se que esta valência, que serve um território com mais de 50 mil habitantes, levou a que o Município de Tondela financiasse obras pontuais, executadas com a maior urgência, de forma a que este espaço pudesse responder aos parâmetros exigidos.
Apesar da instalação temporária desta valência num pavilhão da Escola Secundária de Tondela, tal não impediu que o terceiro período letivo esteja a funcionar noutros pavilhões, com todas as condições de segurança, para alunos do 11° e 12° anos, de acordo com todas as indicações da Autoridade de Saúde.
Neste contexto, com a realização de uma separação entre os pavilhões onde têm lugar as aulas e a Área Dedicada Covid-19, foram garantidas condições adicionais, reconhecidas pela comunidade educativa, para o funcionamento da ADC, que ocorre em período que não se sobrepõe aos horários letivos.
Recorde-se que a instalação desta valência resultou de uma parceria entre o Município de Tondela e o Agrupamento de Centros de Saúde do Dão-Lafões, que permitiu agilizar e responder prontamente às questões que foram surgindo no âmbito da Covid-19.
Sublinhe-se ainda a colaboração das unidades de saúde, UCSP Campo Caramulo, USF Cândido Figueiredo, USF Tondela, UCSP Carregal do Sal e USF Rio Dão, bem como a disponibilidade da Unidade de Cuidados na Comunidade de Tondela para ministrar a formação aos assistentes operacionais. Salienta-se a disponibilidade dos profissionais destacados para fazer os testes à Covid-19 sempre que para tal foi solicitada a sua colaboração.
Numa fase de mitigação, onde os cuidados no cumprimento de todas as orientações continuam a ser a grande prioridade, o Município de Tondela sente que o concelho de tem tido uma reação positiva de adaptação e de resiliência ao novo contexto de vida introduzido pela Covid-19, procurando a cada dia trazer a normalidade esperada para que a generalidade das atividades e setores possam também retomar a dinâmica habitual.