ArDemente, companhia de teatro viseense, estreia o espetáculo Sem Mordaça, no dia 23 de Abril, no auditório da Vissaium XXI

1719
A companhia ArDemente está chateada. Este é o mote da segunda fase de um projeto que tem como objetivo construir um olhar crítico sobre alguns momentos da história e a forma como eles se refletem atualmente, num período em que as mudanças no panorama político-social mundial são constantes. “Pensamos no teatro como exercício democrático e na democracia como exercício em construção”, diz Emanuel Santos, ator e co-criador do espetáculo. Partindo do surgimento da democracia na Grécia Antiga e suas especificidades e de que modo ela se espelha, constrói-se um pensamento cronológico até ao dias de hoje. Pelo meio, fala-se de escravatura, guerras mundiais, regimes totalitários, Estado Novo e 25 de Abril, o mundo moderno e os novos ataques à liberdade.

“É importante olhar para as mudanças que vivenciamos hoje, perceber se são favoráveis e positivas ou se não passam de um retrocesso na história que nos levam de volta a momentos mais sombrios e pouco democráticos”, refere o ator e co-criador Gabriel Gomes.

O texto, construído em conjunto por Emanuel Santos, Gabriel Gomes e Roberto Terra convoca a historiografia de diversas “Leis da Mordaça”  ao longo da História para refletir sobre a liberdade de expressão, a construção da democracia e ameaças à mesma, e a ciclicidade da história.

“Depois de uma primeira apresentação do projeto, em Novembro, descobrimos que ainda tínhamos muito a dizer sobre este assunto e decidimos juntar um pouco mais de combustível à nossa revolta”, diz Roberto Terra. “É bom olhar para o teatro como uma ferramenta em constante evolução, que reflete os nossos tempos”.

A cenografia do espetáculo está a cargo do artista plástico Vítor Freitas e conta ainda com uma participação especial da atriz Teresa Coutinho.
“Sem Mordaça” abriu para as escolas do concelho de Viseu no dia 19 de Abril, dia da reabertura dos teatros após o segundo período de confinamento obrigatório, e apresenta-se agora ao público geral nos dias 23 e 24 de Abril, fim de semana que marca o 47º aniversário do 25 de Abril.

A reserva de lugares é obrigatória e todas as informações estão disponíveis na página do Facebook da companhia (facebook.com/grupoardemente).