Apresentação oficial da ARS – Art and Science Research Structure

Irá realizar-se, no dia 6 de maio, quinta-feira, à 9h30, no Casino Fundanense, a apresentação da ARS – Art and Science Research Structure, seguida do primeiro Seminário do Conselho da ARS e apresentação dos projetos Seminário Zero e Projecto Bosques.

 

A ARS trata-se de um Projeto de Investigação em Arte e Ciência que se instala na Região das Beiras e Serra da Estrela, numa “estrutura de investigação multidisciplinar que origina o encontro de gente – com foco na emergência artística e científica – empenhada em pensar e agir, integrando transversalmente experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber”.

 

A ação do projeto passa essencialmente pela realização de atividades nos domínios da criação e investigação artística e científica, aprendizagem, inovação social e capacitação de públicos. Irá acolher projetos de carácter inovador que revelem ligações da Cultura-Património com a criatividade e contemporaneidade, e promove ainda práticas democráticas e de cidadania ligadas à cultura, expressando a abrangência de toda a realidade cultural do território, com especial atenção das populações rurais.

 

A estrutura é constituída por cinco unidades de investigação especializadas, numa parceria construída com os municípios do Fundão, Guarda, Belmonte e Celorico da Beira.

 

O Seminário, organizado pela Associação Luzlinar e o Município do Fundão, será presidido por Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, e conta com a participação de investigadores(as) nacionais e internacionais, nomeadamente Rita Cachão (Univ. Plymouth), Anabela Dinis (Univ. Beira Interior), Helena Elias (VICARTE – FBAUL), Manuel Ambrosio Sánchez Sánchez (Univ. Salamanca), Júlio da Silva (DTK – Oslo), Humberto Martins (UTAD / CRIA-UMinho), João Paulo Fidalgo (Diretor Científico do projeto ARS) e Pedro Gadanho (Diretor Executivo Guarda 2027).

 

O programa integra ainda a inauguração de duas exposições: “Micro Ressonâncias – Drum Stick Grip” do artista João Pimenta Gomes, no Espaço Pontes, e “ili. mi. tâncias.” da artista Francisca Veiga, no Espaço Biblos.

 

A iniciativa irá decorrer de acordo com as indicações das Autoridades de Saúde, mas, dadas as restrições impostas pela atual situação pandémica, o evento irá ter transmissão online através da página de facebook do Projecto Pontes (https://www.facebook.com/projectopontes).

 

Poderá obter mais informações através do e-mail comunicação@luzlinar.org ou do contacto telefónico 913 825 595.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia