Apresentação em Viseu da 30.ª edição do projeto Escolíadas

1803

Tem lugar esta quarta-feira, 24 de abril, a apresentação pública da 30.ª edição do projeto Escolíadas, concurso artístico interescolar que visa promover a Educação para as Artes junto dos alunos do Ensino Secundário dos distritos de Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda.

Nesta edição de 2019, o Pavilhão Multiusos de Viseu acolherá nos dias 10, 11 e 12 de maio o Polo III da 1.ª fase, com a participação de escolas dos concelhos de Moimenta da Beira, Santa Comba Dão, Mortágua, Pinhel, Tondela (Tondela e Molelos), Carregal do Sal, S. Pedro do Sul (Carvalhais) e de Viseu (Escola Secundária Viriato).

Já nos dias 31 de maio e 01 de junho, decorre no mesmo local a Finalíssima desta edição e, pela primeira vez em Viseu, com as Escolíadas Júnior, projeto dirigido ao 1º ciclo do ensino básico.

Nesta apresentação pública serão ainda celebrados os protocolos de colaboração entre o Município de Viseu e a Associação Escolíadas e a Escola Secundária Viriato.

A Associação Escolíadas é uma organização cultural, com sede no concelho da Mealhada, que se destaca na implementação de projetos de intervenção cultural junto de crianças e jovens, tendo como ponto de partida a inclusão da Arte na Educação, com vista ao desenvolvimento das suas competências e capacidades.

Tem como missão apoiar a prática de atividades artísticas desenvolvidas por grupos de alunos e professores, fornecendo os meios técnicos necessários à sua concretização, promovendo a cidadania e o espírito de grupo, e difundindo a cultura e a arte numa região onde os meios e a atividade cultural escasseiam.

O projeto Escolíadas Glicínias Plaza é financiado por Fundos Europeus através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE).

Já o projeto Escolíadas Júnior é financiado por Fundos Europeus através do Programa Operacional Capital Humano (POCH).