António Costa percorre EN2 como fonte de inspiração para legislativas de outubro

O secretário-geral do PS, António Costa, iniciou hoje uma viagem pela Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro em mais de 700 quilómetros, para “ganhar inspiração” para as eleições legislativas de outubro.

“[A EN2] é uma fonte de inspiração para uma nova etapa que iremos iniciar em outubro [eleições legislativas], sendo sempre necessário voltar às raízes para arrancar com mais força para o futuro”, destacou Costa, no final de uma visita ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves, onde está situado o quilómetro zero da mítica estrada que liga a localidade no distrito de Vila Real a Faro, ao longo de mais de 700 quilómetros.

O líder socialista vai percorrer, ao longo das próximas semanas, a EN2, que considera ser “um grande eixo” que atravessa todo o país na “sua diversidade, saberes, sabores e paisagens”.

O país tem de “saber valorizar” um “grande eixo de potencial de desenvolvimento”, afirmou.

“[O país] Tem de saber valorizar, a partir dos equipamentos culturais que tem, do seu património cultural, natural e da força muito grande que o turismo tem, pela oferta diversificada que oferece”, vincou.

O projeto da Rota da Nacional 2 foi lançado em 2014. Em 2016 foi formalizada a Associação de Municípios da Rota da Nacional 2, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado.

Desde que o projeto arrancou que o número de turistas que percorrem a EN2 tem aumentado, o que já se repercute na hotelaria e restauração. Foram já pedidos 4.000 passaportes da EN2.

A EN2 atravessa 35 municípios, passa pelo interior das povoações, de Trás-os-Montes ao Algarve, e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, as planícies do Alentejo ou as praias do sul do país.

Esta estrada é muitas vezes comparada com a ‘Route’ 66, porque à semelhança do que acontece com a estrada norte-americana, também rasga o país de uma ponta à outra.

A Rota da N2 dispõe de 400 mil euros, no âmbito de uma candidatura ao programa Valorizar, para a concretização de um projeto de valorização turística que vai implementar mais sinalética nas localidades, sinalização na via, formação e informação sobre os municípios.

Após a visita ao museu, o secretário-geral do PS visitou as Termas de Chaves lembrando que o regresso, a partir deste ano, das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde aos tratamentos termais é uma forma de, simultaneamente, “valorizar um recurso endógeno, promover a saúde e assegurar um melhor desenvolvimento de todas as regiões do interior”.

Ainda hoje, no distrito de Vila Real, António Costa irá visitar a aldeia de Bisalhães, no concelho de Vila Real, localidade conhecida pelo barro preto de Bisalhães e Santa Marta de Penaguião, seguindo-se as Caves da Raposeira, em Lamego, no distrito de Viseu.

 

 

Lusa

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia