António Costa inaugura investimento de milhões na Latino Coelho

O primeiro-ministro António Costa inaugurou esta segunda-feira as obras de requalificação e modernização da Escola Secundária de Latino Coelho, em Lamego, após a concretização de um investimento de cerca de quatro milhões de euros, financiado em 85% por fundos comunitários. A Câmara Municipal de Lamego concretizou o projeto que visa responder às novas exigências educativas de mais de 830 alunos, investindo 300 mil euros. “Hoje é um dia de festa e um momento muito especial. Culmina um esforço muito grande em que houve a necessidade de compatibilizar a realização normal do período de aulas e das obras, não havendo ainda nenhum desvio orçamental a registar”, sublinhou o Presidente Ângelo Moura.
Durante a visita à Escola Secundária de Latino Coelho, António Costa foi acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, por mais quatro secretários de Estado, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, José António Rocha, durante a qual teve a oportunidade de ver o “novo rosto” do edifício escolar que acolheu as primeiras aulas em janeiro de 1937. A intervenção solucionou, em definitivo, os problemas básicos que esta infraestrutura apresentava e que resultaram do facto de não terem ocorrido, ao longo de muitos anos, intervenções relevantes que visassem a sua modernização. O projeto e a empreitada foram da responsabilidade do Município de Lamego que foi o dono da obra.
António Costa defendeu que o investimento na educação é uma prioridade deste Governo, para que Portugal não volte a acumular um défice estrutural nesta área. “O maior défice estrutural que o país tem, aquele que acumulou durante séculos, aquele que durante séculos nos fez ficar para trás, foi mesmo o desinvestimento na educação. É estratégico para o presente e é sobretudo estratégico para o futuro”, afirmou. 
No discurso que proferiu após o descerramento da placa que assinala esta inauguração, Ângelo Moura sublinhou que “a educação é uma prioridade” do Município de Lamego: “Permite criar as melhores condições para facilitar o conhecimento e apetrechar os jovens de novas competências e capacidades. Esta área é um motor essencial para a construção de cidadania e de alunos livres e bem-formados, com capacidade de afirmação”. Na presença do primeiro-ministro, também referiu a necessidade de serem concretizados mais investimentos estruturantes na região, por exemplo nas áreas da mobilidade, da saúde e do abastecimento de água para o setor agrícola, e na necessidade de reforçar a aposta na valorização dos produtos endógenos.
Em concreto, os trabalhos na Escola Secundária de Latino Coelho abrangeram a intervenção total da cobertura de todos os edifícios, com a colocação por exemplo de isolamento térmico e de um novo sistema de caleiras, a substituição integral das caixilharias, a instalação de novas redes de águas pluviais e residuais, a requalificação da rede elétrica substituindo as luminárias por leds, a criação de um elevador no exterior e a remodelação do piso e do sistema de aquecimento. Além disso, também foi colocado piso sintético no campo de futebol para a realização de atividades desportivas e requalificada a envolvente exterior. 
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia