Antiga escola primária de Castro Daire transformada em albergue

2357

A antiga escola primária de Moura Morta, em Castro Daire, está a ser transformada em albergue do Caminho Português Interior de Santiago, no âmbito de um investimento superior a 50 mil euros, disse hoje fonte da autarquia.

O vereador do Desporto, Pedro Pontes, explicou à agência Lusa que as obras de recuperação e adaptação da antiga escola, que estava desocupada, resultaram de uma candidatura ao programa Valorização dos Caminhos de Santiago.

“O caminho é cada vez mais procurado e é uma aposta forte do nosso município”, afirmou Pedro Pontes, contando que, para além da requalificação da escola, será melhorada a sinalética e recuperado o piso do troço de 40 quilómetros no concelho e o albergue de Ribolhos será dotado de novos equipamentos.

Segundo o vereador, este ano, com a celebração do Ano Jacobeu em Santiago de Compostela, haverá um movimento maior no Caminho Português Interior de Santiago, entre Viseu e Chaves.

“Este é um investimento muito importante para nós. Vai estar disponível não só para os peregrinos dos Caminhos de Santiago, mas também para outras dinâmicas que tenhamos no concelho”, referiu.

Pedro Pontes avançou que a escola ficará dotada de camaratas masculinas e femininas, casas de banho, balneário, uma pequena cozinha e alguns eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupa.

“Será melhorada, mas sem mexer naquilo que é a arquitetura específica das antigas escolas primárias”, acrescentou.