André Lavadinho concretiza sonho ao lado de João Sousa na corrida do TCR em Portimão

1449

O sonho de menino vai concretizar-se. Deixando temporariamente de lado uma carreira de sucesso como fotógrafo profissional de desporto motorizado, André Lavadinho vai estrear-se na competição automóvel no próximo fim de semana, fazendo equipa com o campeão nacional TCR2 João Sousa na prova do CNVT, integrada no evento da European Le Mans Series, no Autódromo Internacional do Algarve.

Não é habitual mas depois de vários anos a fotografar alguns dos melhores pilotos da automóveis do mundo, André Lavadinho vai ele próprio tornar-se piloto ao partilhar o SEAT León Mk2 com João Sousa. A poucos dias de entrar em ação, a dupla de pilotos concedeu uma entrevista sobre a corrida de Portimão.
André, como foi o trabalho de preparação para esta estreia absoluta e que pormenores trabalharam após a sessão de testes em Braga?

Além dessa sessão em Braga, o trabalho de preparação foi feito sobretudo num simulador pois não tivemos tempo de treinar mais uma vez com o carro real. Mesmo assim estou totalmente satisfeito com o trabalho que fizemos ao longo de um mês, tanto em termos práticos como teóricos. O Team Manager Valter Cardoso deu-me também várias dicas e deixou-me totalmente a par das regras e regulamento do campeonato TCR. Todos os dias vi vídeos onboard da pista de Portimão, o que também ajudou bastante para decorar o traçado difícil deste circuito.

O que sentes a tão pouco tempo de entrares em pista para a primeira prova da tua carreira?
Ainda não consigo sentir nada pois ainda não estou em mim. Nem consigo acreditar que vou concretizar este sonho dentro de poucos dias! Estou muito entusiasmado para me sentar no carro, apertar os cintos e ver pela primeira vez na vida o semáforo verde de saída das boxes para os treinos livres!

A quem queres agradecer por esta oportunidade?

Quero agradecer a todas as pessoas que me apoiaram neste projeto e também aos três patrocinadores que tenho para esta prova: a Simpson Europe, a Hybrid Sport e a SkyRoam. Não posso esquecer toda a equipa da Garagem Veiga Competição, todos os elementos da equipa estão a ser muito prestáveis e profissionais, ao ponto de me deixarem totalmente relaxado para a prova. Obrigado a todos!

João, falando agora um pouco da tua época, esta ronda de Portimão será o culminar de uma época onde foste campeão nacional TCR2 mas onde querias mais concorrência. Quais são os grandes objetivos para a prova do Algarve?

Sim era suposto haver mais concorrência nos TCR2, dado os custos desta categoria serem mais contidos. No entanto, a intenção é que para o ano esta categoria possa animar. Existem alguns carros parados e se todos se lançarem ao desafio seria um campeonato muito interessante. Penso que em Portimão teremos dois TCR2 presentes e o meu objetivo sem dúvida é conseguir colocar o León ainda mais competitivo e tentar anular ao máximo as diferenças para os TCR1, num circuito muito rápido onde a velocidade de ponta será a chave.

Como foi o processo de aprendizagem e adaptação do André até ao momento?

Engane-se quem pensa que o André apenas sabe tirar fotografias. O simples facto de andar à muitos anos ligado à competição automóvel, nas suas mais variadas vertentes, permite-lhe observar a condução dos melhores do mundo. Além disso o André faz muito simulador e pudemos confirmar que ele tem já imensas noções de pilotagem em competição. Foi fácil colocá-lo dentro do León e os tempos surgirem com naturalidade. Ali o mais importante foi deixá-lo relaxado e mostrar-lhe que dentro daquele habitáculo não existe botão “Esc” para quando algo corre mal (risos).

O facto de correrem no fim de semana da Le Mans Series dá uma motivação extra?

Sem dúvida que competir no mesmo evento da Le Mans Series é uma motivação extra para toda a Garagem Veiga Competição. Queremos todos trabalhar afincadamente em busca de bons resultados mas, acima de tudo, do grande retorno que uma prova internacional desta categoria pode oferecer. Vamos estar concentrados e empenhados para que tudo corra como a equipa tem planeado. Será sem duvida uma excelente forma de terminar a temporada.