Alves Martins candidata à terceira bandeira verde

A Escola Secundária Alves Martins é um dos estabelecimentos de ensino do concelho candidatos à bandeira verde Eco-Escolas 2018/2019. O programa Eco-Escolas, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretende promover e aplicar conceitos de educação e gestão ambiental à vida quotidiana das escolas.

Através de um conjunto de ações desenvolvidas por alunos e professores, a ESAM procurou, durante este ano letivo, implementar uma consciência ecológica, ao mesmo tempo que se criaram parcerias locais, para envolver toda a comunidade.

A equipa do projeto argumenta que, ao longo dos últimos três anos, celebrou grandes edições do “Dia Eco-Escolas e do Ambiente”, realizou grandes campanhas de sensibilização nas salas de aula. A escola é um dos pontos de recolha de Resíduos Elétricos e Eletrónicos em fim de vida (REEE) da região de Viseu. Na ESAM, a existência de uma horta biológica bem arranjada e a manutenção dos espaços verdes pelos alunos, assegura a preocupação com o ambiente. Acrescenta ainda que, entre 2017 e 2019, a equipa plantou 24 árvores autóctones no recinto escolar.

Resíduos, Água, Energia, Floresta e Mar foram os temas aprofundados ao longo do ano letivo, com a ajuda da direção da escola, dos técnicos da Divisão de Educação e do Ambiente da autarquia de Viseu e da ABAE. A Câmara Municipal, enquanto parceira do programa, concede apoio logístico às escolas para garantir a candidatura das escolas e assegurar uma boa execução do plano de ação ambiental no espaço escolar.

A professora coordenadora, Patrícia Nunes, assegura que as atividades que foram realizadas, ao longo do ano, estavam previstas no plano de ação e que foi cumprido, com sucesso. Entre elas, a ESAM venceu com um projeto na “Rota da Cidadania”, um grupo de alunos Eco-Escolas ganhou um prémio no projeto “Nós na Economia Circular” promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e o dia Eco-Escolas 2019 foi celebrado em conjunto com as outras Eco-Escolas e o Município de Viseu.

Patrícia Nunes informa ainda que, após análise conjunta dos membros do Clube, a grande lacuna na escola, a nível de educação ambiental, continua a ser a não separação de resíduos por parte de muitos membros da comunidade educativa. Por isso, o Clube Eco-Escolas delineará, no próximo ano, novas estratégias a implementar de modo a colmatar esta falha.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

Barragem
bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil