ALUNOS DO CONCELHO VISITARAM E APLICARAM OS SEUS CONHECIMENTOS EM VÁRIAS EMPRESAS

1575

AS AÇÕES ENVOLVERAM 185 ALUNOS

 

No âmbito da Academi@ STEM Mangualde, os alunos do concelho foram conhecer a Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica, Lda, a CBI – Indústria de Vestuário S.A., a Universidade Católica de Viseu e as Termas de Alcafache. As visitas aconteceram em dias diferentes e por distintas turmas, permitindo aos 185 estudantes aplicarem in loco as suas aprendizagens.

 

VISITA À MANGUAL TÉCNICA – INDÚSTRIA METALOMECÂNICA, LDA.

No dia 18 de março, os alunos do 5.º ano da turma piloto (20 alunos) visitaram a empresa Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica com vista a realizarem atividades potenciadores de aprendizagens num contexto particular.

Durante a visita, trabalharam, sobretudo, as aprendizagens essenciais relacionadas com a Matemática como, por exemplo, cálculo de áreas, triângulos e resolução de problemas. Os estudantes, em equipa, tiveram ainda a oportunidade de conceber uma peça através de dobras, furos, quinagem e corte. Esta foi, também, uma oportunidade para contactarem com assuntos inerentes à atividade da empresa, como produção, vendas, exportações, economia, entre outros.

 

VISITA À UNIVERSIDADE CATÓLICA DE VISEU E ÀS TERMAS DE ALCAFACHE

No dia 18 de março, os alunos do 7.º ano da turma piloto (20 alunos) visitaram a Universidade Católica de Viseu e realizaram atividades laboratoriais. Os estudantes tiveram oportunidade de criar um meio de cultura sólido que utilizaram no dia seguinte, na visita às Termas de Alcafache, com o intuito de analisarem propriedades da água da estância termal e, ao mesmo tempo, do rio daquela localidade.

Durante a visita às termas os alunos exploraram assuntos relacionados com aprendizagens essenciais das Ciências Naturais, como o porquê da existência de nascentes termais naquela região. A visita potenciou ainda a ligação a conteúdos de Matemática, fazendo, desta forma, a interligação entre os demais conteúdos.

VISITA À CBI – INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO S.A.

Entre os dias 19 e 21 de março, todos os alunos do 2.º ano do 1.º CEB de Mangualde (145 alunos) tiveram a oportunidade de visitar a empresa CBI – Indústria de Vestuário.

A visita proporcionou àqueles estudantes observarem o processo fabril de conceção de vestuário in loco. Durante a ação, os alunos tiveram oportunidade de conhecer diferentes matérias-primas usadas na conceção do vestuário, bem como as distintas etapas pelas quais passam, até ao produto final. Simultaneamente, foram desafiados a responder a algumas questões matemáticas, nomeadamente, relacionadas com frações unitárias, estabelecendo ligação ao corte de material (peças de vestuário) para diminuir o desperdício.

ACADEMI@ STEM

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente do Centro de Formação EduFor, da Direção-Geral de Educação, da Patinter S.A., da CBI – Indústria de Vestuário, SA., da Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica Lda, e da SalivaTec – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.