Alunos de Moimenta da Beira participam em projeto da OCDE, no Canadá

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira está a participar no Projeto da OCDE “Future of Education and Skills: Education 2030”, a convite da Direção Geral da Educação. E, o primeiro evento desse projeto onde marcou presença foi no “Education Conference and 9th Informal Working Group (IWG) Meeting”, que teve lugar em Vancouver – British Columbia – Canada, de 22 a 26 de maio, tendo aí estado representado pelas alunas Eva Anciães e Maria Cardia (do 11º Ano) e pela professora Conceição Pinheiro.

Este evento envolveu delegações de 28 países e peritos em Educação que refletiram e deram o seu contributo para o Quadro de referência Internacional (QRI) de conhecimentos, competências, atitudes e valores que os jovens precisam de adquirir para compreender e participar num mundo em rápida mudança. Neste encontro foi apresentada a bússola da aprendizagem da OCDE 2030.

Foram três dias de intenso trabalho de partilha do conhecimento e pontos de vista sobre uma educação inovadora para as futuras gerações. O testemunho da aluna Eva Anciães (11º B) comprova esse envolvimento: “Ainda não encontrei as palavras certas para exprimir o quão grata estou por ter tido a oportunidade de fazer parte desta conferência da OCDE em Vancouver. Nunca pensei vir a viver uma experiência desta dimensão tão cedo na minha vida, mas serviu como prova, não só de que a sorte às vezes fica do nosso lado, como também de que o trabalho árduo e o esforço acabam sempre por ser compensados. Aprendi imenso durante os 3 dias de conferência, conheci pessoas das mais diversas culturas, dei a minha opinião e partilhei ideias sobre um dos temas que considero mais importantes – a educação. Ainda há um longo caminho a percorrer para atingir o objetivo de preparar o melhor possível as gerações mais novas para o futuro, mas saber que estamos no caminho certo e que se valoriza cada vez mais a voz dos alunos é muito gratificante. Foi uma grande honra representar o meu país no estrangeiro e ter contribuído para fazer a diferença, por mais pequena que esta ainda tenha sido. Este tipo de oportunidades devem ser agarradas e bem exploradas, pois abrem-nos portas para o futuro. Em menos de uma semana depois desta viagem recebi um convite, por parte da DGE, para falar sobre o tema “Flexibilidade e Autonomia Curricular” num auditório com mais de 700 pessoas, o que foi também uma experiência muito enriquecedora. É uma sensação inexplicável poder contribuir desta forma para um futuro melhor. À escola, ao meu país e à OCDE, muito obrigada”.

Tal como comprova também o testemunho da aluna Maria Cardia (11º B): “Para mim, foi uma experiência fascinante e enriquecedora. Adorei poder estar com alunos de todos os continentes e partilharmos as diferentes formas de ensino e as nossas mais marcantes vivências escolares, assim como poder ouvir os ilustres palestrantes. Foi um privilégio ter conhecido o Canadá, um país fantástico e bastante evoluído, que me surpreendeu muito pela sua beleza natural e acima de tudo pela elevada cidadania. O que mais me marcou foi descobrir o modo de ensino dos diversos países, identificando-me, curiosamente, com o do Canadá, porque considero que é o principal modelo a seguir.

Adorei”.

O 10º Encontro Informal de Educação 2030 da OCDE e a Conferência Internacional da Educação terão lugar na Coreia do Sul, no KINTEX (Korea International Exhibition Center), em Ilsan, Coreia do Sul, de 23 a 26 de Outubro de 2019, e, o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira deverá também estar presente.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela