Alunos de Moimenta da Beira participam em projeto da OCDE, no Canadá

2348

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira está a participar no Projeto da OCDE “Future of Education and Skills: Education 2030”, a convite da Direção Geral da Educação. E, o primeiro evento desse projeto onde marcou presença foi no “Education Conference and 9th Informal Working Group (IWG) Meeting”, que teve lugar em Vancouver – British Columbia – Canada, de 22 a 26 de maio, tendo aí estado representado pelas alunas Eva Anciães e Maria Cardia (do 11º Ano) e pela professora Conceição Pinheiro.

Este evento envolveu delegações de 28 países e peritos em Educação que refletiram e deram o seu contributo para o Quadro de referência Internacional (QRI) de conhecimentos, competências, atitudes e valores que os jovens precisam de adquirir para compreender e participar num mundo em rápida mudança. Neste encontro foi apresentada a bússola da aprendizagem da OCDE 2030.

Foram três dias de intenso trabalho de partilha do conhecimento e pontos de vista sobre uma educação inovadora para as futuras gerações. O testemunho da aluna Eva Anciães (11º B) comprova esse envolvimento: “Ainda não encontrei as palavras certas para exprimir o quão grata estou por ter tido a oportunidade de fazer parte desta conferência da OCDE em Vancouver. Nunca pensei vir a viver uma experiência desta dimensão tão cedo na minha vida, mas serviu como prova, não só de que a sorte às vezes fica do nosso lado, como também de que o trabalho árduo e o esforço acabam sempre por ser compensados. Aprendi imenso durante os 3 dias de conferência, conheci pessoas das mais diversas culturas, dei a minha opinião e partilhei ideias sobre um dos temas que considero mais importantes – a educação. Ainda há um longo caminho a percorrer para atingir o objetivo de preparar o melhor possível as gerações mais novas para o futuro, mas saber que estamos no caminho certo e que se valoriza cada vez mais a voz dos alunos é muito gratificante. Foi uma grande honra representar o meu país no estrangeiro e ter contribuído para fazer a diferença, por mais pequena que esta ainda tenha sido. Este tipo de oportunidades devem ser agarradas e bem exploradas, pois abrem-nos portas para o futuro. Em menos de uma semana depois desta viagem recebi um convite, por parte da DGE, para falar sobre o tema “Flexibilidade e Autonomia Curricular” num auditório com mais de 700 pessoas, o que foi também uma experiência muito enriquecedora. É uma sensação inexplicável poder contribuir desta forma para um futuro melhor. À escola, ao meu país e à OCDE, muito obrigada”.

Tal como comprova também o testemunho da aluna Maria Cardia (11º B): “Para mim, foi uma experiência fascinante e enriquecedora. Adorei poder estar com alunos de todos os continentes e partilharmos as diferentes formas de ensino e as nossas mais marcantes vivências escolares, assim como poder ouvir os ilustres palestrantes. Foi um privilégio ter conhecido o Canadá, um país fantástico e bastante evoluído, que me surpreendeu muito pela sua beleza natural e acima de tudo pela elevada cidadania. O que mais me marcou foi descobrir o modo de ensino dos diversos países, identificando-me, curiosamente, com o do Canadá, porque considero que é o principal modelo a seguir.

Adorei”.

O 10º Encontro Informal de Educação 2030 da OCDE e a Conferência Internacional da Educação terão lugar na Coreia do Sul, no KINTEX (Korea International Exhibition Center), em Ilsan, Coreia do Sul, de 23 a 26 de Outubro de 2019, e, o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira deverá também estar presente.