ALTO COMISSÁRIO PARA AS MIGRAÇÕES ENCERROU A SESSÃO DE ABERTURA DA 2ª SEMANA INTERCULTURAL DA ESCOLA PROFISSIONAL MARIANA SEIXAS

A Escola Profissional Mariana Seixas realizou, no dia 27 de maio, a Sessão de Abertura da sua 2ª Semana Intercultural. Esta cerimónia, com cerca de 120 participantes, decorreu no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, destacando-se a presença do Sr. Alto Comissário para as Migrações, Dr. Pedro Calado, da Sra. Vereadora da Educação do Município de Viseu, Eng. Cristina Brasete, da Sra. Vice-Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, Dra. Isabel Abrantes, do Diretor da EPMS, Dr. Nuno Marques, do Presidente da Associação Cultural Adamastor, Dr. Hugo Ribeiro, entre outros parceiros, convidados e alunos da EPMS e ESEV.

Seguiu-se um painel com o tema “A Interculturalidade no Contexto Escolar”, tendo sido apresentados os projetos e atividades de cariz intercultural que a EPMS, o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique e o Orfeão de Leiria desenvolvem ao longo do ano, pertencendo as três escolas à Rede de Escolas com Educação Intercultural, assim como houve bastante reflexões sobre a importância da escola como uma organização que faz parte de um sistema dinâmico e na qual se reflete a complexidade da sociedade e dos seus movimentos culturais que enriquecem o contexto educativo e colocam à prova o seu carácter potenciador, integrador e inclusivo.

A Sessão terminou com uma excelente intervenção do Sr. Alto Comissário para as Migrações, dando uma visão bastante clara sobre a importância da Interculturalidade para o presente e para o futuro de Portugal e do Mundo.

Segundo a organização, a Semana Intercultural EPMS “pretende promover a interação entre as diferentes culturas, valorizando a pluralidade e diversidade cultural, com o desenvolvimento de atividades que adequaram a sua organização perspetivando a construção de identidades e sentimento de pertença.”

Durante a restante semana, são inúmeras as atividades destinadas aos alunos da EPMS, à comunidade escolar do concelho de Viseu e ao público em geral, de onde se destacam: dia 28 de maio, workshop de cozinha intercultural e piquenique intercultural com participantes no programa Erasmus+ provenientes da Turquia; dia 29 de maio, visitas temáticas à Casa da Ribeira; dia 30 de maio, workshops de Forró; dia 31, Concurso “The Best of You”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia